quinta-feira, 29 de março de 2012

Procon PE orienta consumidores sobre cobrança indevida de taxas


Operadoras de cartões estão entre as principais empresas reclamadas.Especialista diz que cliente precisa ficar atento às cobranças da fatura.


As cobranças de taxas indevidas pelas operadoras de cartões de crédito estão entre as principais reclamações dos consumidores que procuram o Procon Pernambuco. Ano passado, foram 1.371 queixas e, nos primeiros três meses deste ano, já foram registradas 349.
A dona de casa Leni Justino da Silva tem um cartão que nunca usou. Quando menos esperava, recebeu uma cobrança de R$ 38. “Eu fiquei surpresa, porque eu não comprei nada [nesse cartão]. Ele ainda está bloqueado”, disse.
O taxista Simeão Rodrigues, por exemplo, denunciou uma taxa de seguro e serviços, de R$ 8,90, que surgiu desde julho do ano passado na fatura dele. Ele pagou tudo, pediu o cancelamento algumas vezes e recebeu a promessa de suspensão e restituição do dinheiro que gastou. Mesmo assim, foi cobrado agora em março novamente, quando decidiu apelar para o Procon. “Se eu resolvesse não pagar, meu nome ia sair no Serasa, SPC, ia estar sujo no mercado. O que eu espero, no mínimo, é receber em dobro”, falou.
Os clientes procuram o Procon com problemas diversos: cálculos da prestação em atraso, taxas de juros, cláusulas do contrato que o cliente diz desconhecer - muitas vezes por falta de atenção dele próprio. O Procon notifica as administradoras e faz a conciliação ou a aplicação de multas, mas o cliente precisa ficar atento à fatura. “Essas cobranças indevidas são lançadas, geralmente, em valores pequenos, e o consumidor não observa. No final, paga sem nem saber que está pagando”, explica a gerente de Fiscalização do Procon Pernambuco, Solange Ramalho.
Fonte: G1 PE

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