terça-feira, 18 de março de 2014

São José. A história do Padroeiro

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado Patrono da Igreja Católica Romana. Devido ao seu ofício de carpinteiro é “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade a sua esposa, como “padroeiro das famílias”, sendo também protetor de muitas igrejas e lugares do mundo. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José, seu dia é celebrado no dia 19 de Março, quando a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Em Água Preta a história do padroeiro como protetor, mistura-se com a história da criação da cidade e da sua paróquia que em 10 de Novembro de 1809 foi criada pela Resolução de consulta do Tribunal da Mesa da Consciência e Ordens, sendo o seu território desmembrado da freguesia do Una, em virtude de representação do bispo diocesano, D. Fr. José Maria de Araújo.

A mesma resolução determinou que a igreja matriz da nova paróquia fosse construída no lugar Cachoeira Seca, que o pároco tivesse cem mil réis anuais de côngrua, e um quarto de légua em quadro para servir de passal, (terreno cultivado, anexo à residência de um pároco ou de um prelado e pertencente a ela), como determina a Provisão de 09 de agosto de 1747.

D. João VI mandou construir a igreja matriz que teve lugar a sua instalação sob o orago de São José da Agonia, em um local à foz do Rio Preto, um dos confluentes do Una, onde foi instalado o primeiro povoado e que por muito tempo denominou a paróquia com o nome daquele rio, chamada de Rio Preto, até que foi mudado para o atual de Água Preta, sendo também na ocasião, nomeado o vigário o Pe. Sebastião José Peixoto Guimarães como responsável.

Segundo antigos costumes no dia de São José, os agricultores de Pernambuco olham para o céu com mais frequência do que o habitual, isso porque, segundo as crenças populares, a data marca uma importante tradição: Se chover, é sinal de que o inverno será bom e não haverá estiagem. Do contrário, um longo período de seca está sendo anunciado e toda a produção de lavouras será prejudicada.

Esse ano, a festa do padroeiro em Água Preta será vivenciada com uma vasta programação, que teve início no dia 18 e vai até dia 19, data oficial do evento.  Confira abaixo a programação:




A tradicional procissão sairá às 16 horas da Matriz de São José, localizada no centro e percorrerá diversas ruas da cidade.


Fontes:
Diocese de Palmares
Internet
Portal Timon FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.