sexta-feira, 20 de abril de 2012

Máfia do visto e do tráfico

Um suposto esquema de tráfico de pessoas veio à tona ontem após a apresentação de cinco homens suspeitos de formação de quadrilha, falsificação de documentos e estelionato. O grupo foi detido ao tentar fraudar a obtenção de visto para os Estados Unidos no Consulado Americano do Recife. Entre os presos estão três homens de Goiás e dois mineiros. Eles escolheram o Recife para praticar o golpe, na segunda-feira passada, pois acreditavam que era mais fácil enganar as autoridades numa cidade do Nordeste. Apontado como líder da quadrilha, o aeronauta Neimar de Souza Marques, 40 anos, pode integrar uma rede de tráfico internacional de pessoas. Ele cobrava R$ 1,4 mil para “assessorar” o pedido de visto dos interessados. O tráfico de pessoas se caracteriza pela transferência de pessoas de um lugar a outro, dentro do país ou não. Pode acontecer tanto legal, como ilegalmente.

A ligação do aeronauta com esquema mundial de tráfico humano será investigada. “Suspeitamos dessa possibilidade porque ele já teve pedidos de visto suspensos outras vezes. Além disso, há o perfil dos outros envolvidos: eles não tinham instrução, não sabiam o que iam fazer nos EUA”, informou a delegada responsável pelo caso, Patrícia Martins. “Não se trata de prisões isoladas, de um caso pontual. Essa quadrilha tem ramificações em todo o país, com base em Goiás. E age em outros consulados”, completou o diretor do Depatri, Antônio Barros.

O trabalho de Neimar foi comparado pela polícia ao de “coiotes”, criminosos que atravessam pessoas ilegalmente pelas fronteiras dos EUA. “A diferença é que ele tentava facilitar a entrada nos país por meios legais, mas com documentos falsos”, explicou Antônio Barros. A polícia chegou até o grupo após um funcionário do consulado desconfiar dos documentos apresentados pelo autônomo Fabiano Carlos Batista, 24. “Ele levou documentos escolares, de imposto de renda. Mas não conseguiu comprová-los. Detectamos a fraude e entramos em contato com o Depatri, que chegou aos outros membros do grupo”, contou o gestor de segurança do consulado, Rubem Prado. O gerente de produção Romildo dos Santos, 30, o vendedor Ozair Ferreira, 29, e o separador de sucata Wilbert Santos, 26, foram presos no Aeroporto Internacional do Recife tentando embarcar para Góias. Com eles, a polícia apreendeu um computador, duas impressoras e dois pendrives. O inquérito policial deve ser concluído em até 10 dias. Será apurada a possibilidade de outras pessoas já terem se beneficiado do esquema, pois Neimar já teria estado no consulado em 2011. 

SAIBA MAIS

Tráfico de seres humanos

A finalidade é, normalmente, usar as pessoas para exploração do trabalho em redes internacionais de exploração sexual, da mão de obra escrava ou para remoção de órgãos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 44% das vítimas do tráfico são alvos de exploração sexual

As vítimas brasileiras são, principalmente, dos estados de Goiás, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro
O tráfico internacional de pessoas movimenta cerca de 
12 milhões de dólares por ano

O Ministério da Justiça do Brasil criou um serviço telefônico gratuito para denunciar quadrilhas de tráfico de pessoas. Basta telefonar para o número 100 ou e-mail para disquedenuncia@sedh.gov.br

por  Anamaria Nascimento 
Fontes: Ministério da Justiça e OIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.