quarta-feira, 21 de março de 2012

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA


Defender e promover a democracia deve ser uma das funções primordiais das Casas Legislativas, pois quanto mais consolidada for a democracia em uma sociedade, mais forte será o seu Parlamento. Por isso, o Legislativo, seja no nível municipal, estadual ou federal, tem não apenas a legitimidade de promover a educação para a democracia, mas também e, sobretudo, a necessidade de fazê-lo.
No mundo inteiro, as casas parlamentares estão despertando para o papel que devem cumprir na educação para a democracia e oferecendo à sociedade uma série de programas e atividades educacionais que buscam letrar politicamente o cidadão. No Brasil, esses programas também são normalmente promovidos pelas escolas do legislativo, tendo como alvo prioritário o público de todas as idades.
Nessa concepção, a Coordenação de Educação para a Democracia - Coede, como órgão integrante do  Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, procura desenvolver ações visando ao letramento político dos cidadãos, por meio de diversificadas metodologias, integrando práticas e valores relacionados à representação política e ao processo legislativo na Câmara dos Deputados.
A Educação Legislativa também deve consistir na produção e disseminação de saberes próprios do Legislativo, para serem compartilhados em uma comunidade educacional formada por servidores da Câmara dos Deputados e de outras casas legislativas, servidores de outras instituições públicas, agentes das organizações da sociedade civil que atuam junto ao Parlamento, estudantes e, incorporando a todos, o cidadão, que é o público definidor da existência institucional.
 Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.