quarta-feira, 28 de março de 2012

Aproximação pode render frutos eleitorais


A boa relação de Eduardo e Jarbas deve facilitar alianças entre PSB e PMDB nos municípios.

Os recentes encontros do governador Eduardo Campos (PSB) com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) podem abrir o caminho para alianças políticas em municípios estratégicos do estado na eleição de 2012. A parceria entre socialistas e peemedebistas é um cenário possível diante da cordialidade com que os dois caciques têm conversado em contatos casuais ou em agendas oficiais, a exemplo da que aconteceu ontem em Brasília. Eduardo esteve no gabinete do senador para pedir apoio à aprovação do projeto que autoriza o governo do estado a receber um financiamento de US$ 500 milhões do Banco Mundial (Bird).

Após o encontro, o próprio Jarbas reconheceu que o momento não era oportuno para tratar de política. Deu um tom ameno à conversa. Ele mostrou algumas obras de arte a Eduardo, além de fotos, entre elas uma onde aparece ao lado do ex-governador Miguel Arraes, na campanha de 1985. “Não sou da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas vou acompanhar a tramitação (do projeto). Farei o que estiver ao meu alcance para ajudar”, prometeu o senador. 

A aproximação entre Jarbas e Eduardo, inclusive, é vista com bons olhos por outros integrantes do PMDB. Pré-candidato a prefeito do Recife, o deputado federal Raul Henry (PMDB), por exemplo, concordou com as afirmações positivas feitas por Jarbas em relação ao governo Eduardo Campos, na entrevista concedida pelo senador ao Programa Poder e Política, da Uol. 

Já os governistas avaliam como “um avanço” na política em Pernambuco a forma como Jarbas e Eduardo estão tratando os assuntos administrativos. “Não deve haver inimizades entre pessoas que trabalham pelo bem do estado”, ponderou um socialista em reserva. Um momento, portanto, que pode facilitar a composição de alianças entre o PSB e o PMDB em alguns municípios, onde as desavenças políticas podem ser contornadas em favor da população. 

Além do senador Jarbas Vasconcelos, o governador também visitou os senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB). “Temos todas as condições de aprovar o projeto”, disse Armando. Eduardo conversou, ainda, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). “Chegando à minha mão faço a leitura no plenário e encaminho à comissão”, garantiu o senador.  

Fonte: Diário de Pernambuco/Rosália Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.