sexta-feira, 30 de março de 2012

Juiz marca para 30 de maio leilão da Usina Catende, na Mata Sul de PE


Decisão foi publicada pela Justiça no Diário Oficial desta quinta-feira.

Usina passa por crises há anos e teve falência decretada em 1995.



A Usina Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, vai a leilão no dia 30 de maio, por um valor mínimo de R$100,7 milhões. Podem participar do leilão pessoas físicas ou empresas e o dinheiro arrecadado vai ser usado para pagar as dívidas com trabalhadores e fornecedores. A decisão foi tomada pelo juiz Silvio Beltrão e a data, publicada pela justiça no Diário Oficial desta quinta-feira (29), depois de várias crises financeiras.

“Há uma necessidade de se pagar os trabalhadores e credores e a única forma de pagar é leiloando”, explica o juiz da 18ª Vara Cível do Recife, Sílvio Romero Beltrão. A Catende, que já foi umas das mais importantes usinas do estado, tem passado por seguidas crises há décadas. Em 1995, teve a falência decretada e hoje é administrada por um síndico indicado pela justiça.

Na usina, as máquinas estão paradas e não há trabalhadores à vista desde o fim de fevereiro, quando foi encerrado o período de moagem. Ninguém sabe ao certo quando e se a usina voltará a funcionar. Nos últimos anos, foram muitas as tentativas de tornar a usina viável economicamente. Nenhuma deu certo.
O advogado trabalhista da massa falida acredita que o leilão representa hoje a melhor solução para a usina. “Vai ser bom pra todo mundo porque pode arrematar em leilão e continuar com as atividades da empresa. O crédito resultante disso será rateado entre os trabalhadores e demais credores”, afirma o advogado trabalhista José Pedro Soares Lira.
Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, disse que a categoria vai lutar para que a empresa vencedora do leilão se comprometa a fazer a usina voltar a funcionar. “Com investimentos adequados e uma gestão voltada para o bem comum, a usina Catende será viável economicamente sim”, afirma o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana, Alexandre Andrade Lima.
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.