terça-feira, 27 de março de 2012

Alianças entre opostos invadem municípios


Por interesses locais, partidos adversários no campo nacional ou estadual se unem para as eleições de outubro.


Palanques antes impensáveis. Partidos que, em outros tempos ferrenhos adversários, caminhando de mãos dadas em torno de um único candidato. Esta realidade se aproxima da política pernambucana nas eleições municipais de outubro deste ano. Com a “largada” da dobradinha tucana e comunista, em Olinda, anunciada na semana passada, novas “alianças inusitadas” serão consolidadas. À revelia de um eventual “palanque nacional”, onde os partidos se bicam contra ou pró governo petista, legendas que supostamente atuam em campos incompatíveis travam acordos partidários do litoral ao sertão do estado. A justificativa, claro, é única: atender aos interesses locais. Neste caso, do município em questão. 


No embalo deste novo “momento” da política local, os tucanos aguardam o anúncio do apoio do PCdoB em duas cidades que disputam a eleição majoritária. Além de Jaboatão, do prefeito Elias Gomes, a cidade do Cabo deve receber o apoio comunista na pré-candidatura do deputado estadual Betinho Gomes. Lá, ainda está sendo esperada a sinalização do PTB em apoio à candidatura de Betinho. Comenta-se, nos bastidores, que a parceria dos trabalhistas com os tucanos seria um “troco” da legenda às críticas do pré-candidato do PT na cidade, o deputado federal Fernando Ferro. O petista vem criticando as movimentações do projeto de uma candidatura alternativa no Recife, encabeçado pelo presidente estadual da legenda e senador, Armando Monteiro Neto. 



“O que existe é uma aproximação”, despista Betinho. Em outros municípios do Grande Recife, a prática da aliança alternativa (ao palanque nacional) também chama a atenção. Em Paulista, por exemplo, o PT, que tem como pré-candidato Sérgio Leite, espera a oficialização do apoio do PMDB (que apesar de participar do governo petista, em Brasília, é oposição no estado). “Há um indicativo de que a movimentação vem sendo realizada pelo deputado federal Raul Henry, que tem uma ligação forte com os diretórios do Litoral Norte”, comenta o candidato a vereador em Paulista Ricardo Andrade. 



O PT também não deixará passar o gesto dos peemedebistas. Em Abreu e Lima, município vizinho a Paulista, o prefeito Flávio Gadelha (PMDB) espera o apoio dos petistas em seu projeto de reeleição.  Já em Ipojuca, no litoral Norte, o pré-candidato tucano Carlos Santana aguarda o apoio do PSB, do governador Eduardo Campos.

Saiba mais

Projeção de algumas possíveis alianças

Grande Recife

Olinda
O PSDB já declarou apoio à reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB)

Jaboatão dos Guararapes
PCdoB deve anunciar o apoio à reeleição do prefeito Elias Gomes (PSDB)

Cabo de Santo Agostinho
O PSDB pode ter no palanque do pré-candidato Betinho Gomes o PCdoB e o PTB

Ipojuca
PSB pode andar de mãos dadas  com o PSDB, do pré-candidato Carlos Santana

Paulista
O PMDB pode apoiar a candidatura de Sérgio Leite (PT)

Abreu e Lima 
O PT deve apoiar o projeto de reeleição do prefeito Flávio Gadelha (PMDB)

Interior

Petrolina
PSB ter o apoio do PSDB para o prefeiturável Fernando Bezerra Coelho Filho

Caruaru
PSDB pode apoiar o projeto de reeleição do prefeito José  Queiroz (PDT)

Santa Cruz do Capibaribe
PSB deve apoiar a candidatura de Edson Vieira (PSDB)

Fonte: Diário de Pernambuco/Política
TÉRCIO AMARAL tercioamaral.pe@dabr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.