Preservando o Meio Ambiente

Por rio Una despoluído e saudável


Nunca é tarde para começar!

Quem conheceu em tempos outrora o nosso rico Rio Una? Com sua variedade de espécies, alimentava muitas famílias que viviam nos engenhos às suas margens e tinham suas mesas fartas de peixes. Minha mãe me conta que no tempo da sua infância era o rio Una que servia de subsistência para muita gente, que dele se alimentava e sustentava a família através da pesca. Hoje, vemos nosso rio agonizar, cortando a nossa cidade cheio de poluição, lixo em abundância, recebendo caldas das usinas, esgotos e fossas das casas, hospitais, restos de animais em decomposição, pois os lixos jogados em suas margens provocam mau cheiro, focos de mosquitos e doenças, matando a vida aquática que ainda resta nele.

Podemos notar que a poluição do rio é algo degradante provocada pela ação do homem e a falta de incentivo dos governos em promover campanhas educacionais, envolvendo comunidade, escola e outros setores em busca de soluções para preservarmos o rio Una.
O rio que queremos para nossa Água Preta é um rio limpo, saudável e principalmente vivo, no qual pessoas possam nadar,  pescar e tomar banho! E que continue sendo um meio alternativo de alimento para muitas famílias.

É direito nosso! Garantido na constituição do código ambiental, de acordo com o artigo 225: Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade, o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público nos parágrafos:


I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.

Vamos limpar o nosso rio! Ele é um presente de Deus para nós. Não jogue lixo ou animais mortos nas ribanceiras, respeite as nascentes e o seu percurso, evite tomar banhos e dar banhos em animais próximos a fontes. Seja o primeiro a compartilhar essa idéia! Se cada um fizer a sua parte, como filhos da terra, teremos de volta um rio limpo, saudável, rico em variedades de peixes e motivo de orgulho para a nossa cidade.

Blog Vivendo Água Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.