Amaro Matias

Há 90 anos atrás, no dia 21 de Fevereiro de 1922 nascia em Água Preta, Amaro Matias Silva, filho ilustre da terra, que anos depois daria muito orgulho a sua cidade natal. Filho de José Massena Matias e Colaça das Dôres Matias, foi um nome importante na área da educação, recebendo troféus, medalhas e comendas, sendo a mais alta de mérito educacional Professor Paulo Freire e de mérito herói Capitão Pedro Ivo, outro filho da terra que comandou as tropas liberais durante a revolução praieira. 
Amaro Matias também recebeu a medalha de mérito Pedro D'albuquerque, herói do município de Rio Formoso. Por ser um estudioso de etimologia e um defensor da língua tupi-guarani, o professor Matias tornava as conversas em aulas culturais sobre os nomes e seus significados. 

Professor Amaro Matias Silva foi filósofo, sociólogo, cronista, estadista, jornalista, advogado, poeta, escritor, pesquisador social, cultor de heráldica e membro fundador da Academia Caruarense de Cultura, Ciências e Letras(ACACCIL). Foi também criador de 30 brasões e bandeiras de colégios, escolas municipais, faculdades, do Instituto Histórico da cidade de Jaboatão dos Guararapes, entre outras instituições. Conhecido como educador de gerações, somou vários trabalhos importantes como poesias, livros e artigos para o Jornal Diário de Pernambuco, Vanguarda de Caruaru, boletins e revistas de clubes de serviços; como também a monografia de Quipapá, que foi publicada na Enciclopédia do Municípios Brasileiros.

Fonte: Internet e Wikipedia

5 comentários:

  1. porem todo o meu povo é guerreiro, merece destaque, todos os dias ganhamos uma batalha a vida, isso já é motivo para sermos ilustre, parabens a nossos água-pretanos de nascimento ou de coração

    ResponderExcluir
  2. só estes são ilustres:

    Capitão Pedro Ivo – filho da terra que instalou o Quartel General da Revolução, na atual Praça Cornélio da Fonseca.
    Capitão Hermínio Peregrino David Madeira, um dos bravos da guerra do Paraguai.
    Alferes Marcelino Franco da Silveira Lessa que também lutou na guerra do Paraguai.
    Amaro Matias
    Nelson Chaves

    ResponderExcluir
  3. Está faltando, Bernardo Câmara (Barão de Palmares) que junto com Pedro Ivo e João Inácio Ribeiro Roma foram líderes da Praieira. Paulino Câmara, filho de Bernardo Câmara, que liderou um batalhão na Guerra do Paraguai, vindo a falecer em um hospital de Buenos Ayres.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro engenho central de pernambuco foi fundado em água preta no engenho cuiambuca por Bernardo Câmara.

    ResponderExcluir
  5. Estou encantado com este Blog, sou filho desta cidade com muito orgulho.

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.