segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oásis traz um alento para os sertanejos

Água achada no lençol freático vai ajudar no abastecimento de uma comunidade no Sertão do Pajeú


Um oásis no Sertão do Pajeú. Assim foi definido o poço com vazão de 24 mil litros de água por hora perfurado em São José do Egito, município distante 412 quilômetros do Recife. A água encontrada no lençol freático deve ajudar a solucionar a estiagem em um distrito da região, com situação de emergência decretada. Ontem, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Ranilson Ramos, foi até o local para verificar a informação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de que a perfuração tinha escoamento suficiente para abastecer o povoado de Riacho do Meio, zona rural de São José do Egito. A descoberta deve beneficiar 1,2 mil habitantes da área.


O poço foi perfurado na localidade da Baixa Ovelha, distante nove quilômetros do distrito que será beneficiado. Para que o abastecimento seja realizado, o secretário pretende construir um canal que vai transportar a água até Riacho do Meio. O próximo passo é pedir autorização ao governador Eduardo Campos para a implantação imediata de uma adutora no local. “Devo me reunir em breve com o governador para propor agilidade no processo. Esperamos terminar a construção em até 45 dias”, informou Ranilson Ramos. Segundo o secretário, a descoberta vai levar a uma economia nos cofres públicos de R$ 
42 mil por mês. Esse é o valor investido atualmente na contratação de dez carros-pipa para o abastecimento do distrito. “Esperamos ajudar as famílias da região com essa nova opção de recursos”, completou Ramos.



A qualidade da água, encontrada a 30 metros de profundidade, também foi comprovada. “Fui até o local para testar a qualidade pessoalmente. Trata-se de água de boa qualidade e em abundância. É uma riqueza para o Sertão de Pernambuco”, frisou. De acordo com o secretário, a média de escoamento na região é de 1 mil litros por hora. “Encontrar uma vazão de 24 mil litros por hora foi uma surpresa”, pontuou. Esta foi a quarta perfuração de poço realizada pelo IPA na região. “Autorizamos perfurações na tentativa de encontrarmos uma solução para a estiagem no Sertão. Na quarta tentativa, encontramos essa vazão”, afirmou Ramos.



Seca no estado



O Sertão pernambucano sofre com uma das piores secas dos últimos anos. Muitos açudes estão com o nível bem abaixo do normal, o pasto não cresce como antes, e o gado está morrendo de fome. Até a última sexta-feira, 78 municípios haviam decretado estado de emergência, sendo 56 no Sertão, 22 no Agreste e um na Mata Sul do estado.

Saiba mais


24 mil litros por hora é a vazão do poço encontrado


30 metros é a profundidade do reservatório


9 km é a distância entre o poço e a comunidade que será atendida 


1,2 mil famílias da comunidade Riacho do Meio serão beneficiadas


800 moradores são do centro do distrito


400 moradores são dos arredores de Riacho do Meio


45 dias é o tempo previsto para a construção da adutora que vai ligar o poço à comunidade


10 carros-pipa atendiam aos moradores de Riacho do Meio antes do achado


R$ 42 mil é o valor que o governo do estado deve economizar 


Fonte: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária


Fonte: Diário de PE/Vida Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.