quinta-feira, 24 de maio de 2012

Após atraso de quase dois anos, estaleiro de PE entrega seu 1º navio

Custo foi de R$ 470 milhões e atraso causou prejuízo de R$ 170 milhões. Embarcação é a primeira de uma série de 22 encomendadas pela Petrobras.

João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)


Foram quase dois anos de atraso e um prejuízo de aproximadamente R$ 170 milhões, mas finalmente vai ser entregue, nesta sexta-feira (25), o primeiro navio construído no Estaleiro Atlântico Sul, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Prevista para ficar pronta em setembro de 2010, a embarcação foi inicialmente orçada em R$ 300 milhões - o atraso fez com que o custo passasse para R$ 470 milhões, aproximadamente. O Estaleiro Atlântico Sul vai arcar com o prejuízo. O João Cândido é o primeiro de uma série 22 de navios encomendados pela Petrobras, que devem ficar prontos até 2016.

Nesta quinta-feira (24), a imprensa foi convidada para conhecer o navio de perto, tendo como guia o comandante do petroleiro, Carlos Augusto Müller. "Tudo que há de mais moderno no mundo está instalado no João Cândido. Nós acompanhamos todo o processo. Esse é o nosso maior navio, com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo por viagem", explica o comandante.

Com 274 metros de extensão, a embarcação tem nove níveis internos, quatro acima do convés e quatro abaixo. "Temos uma tripulação de 25 pessoas. Logo depois da cerimônia de entrega, seguimos viagem", afirma o comandante. O João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio. Lá, permanece de dois a três dias sendo carregado, para seguir então para São Sebastião, em São Paulo, onde vai abastecer as refinarias do estado.

O navio conta com refeitório, um pequeno auditório, sala de administração, de reuniões e do capitão, além de todo o maquinário moderno no casario. "Devemos começar a fazer viagens internacionais muito em breve. O João Cândido pode dar a volta ao mundo, ele foi feito para isso", explica o comandante. A embarcação é do tipo Suezmax, ou seja, tem o tamanho máximo para passar no canal de Suez, entre a Europa, Ásia e África.

Atraso
O navio começou a ser construído em setembro de 2008. Em maio de 2010, ele foi lançado ao mar, etapa que antecede os acabamentos e testes finais, inclusive o de mar. Na ocasião, a previsão é de que o navio fosse ser entregue em setembro de 2010. "Começar a construir um navio junto com a construção do estaleiro é algo complexo. Os adiamentos fazem parte, temos que ver as condições climáticas, falta de matéria prima", diz o diretor de comissionamento do EAS, Paulo Sergio Cardoso.

O João Cândido passou cinco dias navegando durante as 24 horas de cada dia, testando o motor, sistemas de navegação, entre outros itens. "Os testes foram exceletentes, confirmaram que está tudo funcionando e que o navio está pronto para operar. Por isso, está sendo entregue", detalha Paulo Sergio. Como foi o primeiro da série de dez, o navio teve também testes adicionais para poder ser certificado pelo American Bureau of Ship (ABS), um dos principais certificadores do mundo. "Os próximos navios já não vão precisar passar por alguns dos testes que tivemos de fazer neste", esclarece o diretor.

O próximo navio petroleiro, Zumbi dos Palmares, deverá ser entregue à Transpetro até o final de 2012, se não houver novos atrasos. "Aprendemos muito com o João Cândido. A sequência de fabricação e de testes pode ser alterada para otimizar a produção inclusive", acrescenta Paulo Sergio.


Fonte: G1 PE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.