segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cidades do Sertão Central recebem o Pernambuco Nação Cultural

São José do Belmonte e Salgueiro são polos desta edição. Santanna, Waldonys, Gerlane Lops e Marco Polo se apresentam.

Luiz Gonzaga será cantado na voz de Santanna (Foto: Divulgação)A partir desta terça-feira (22), o Festival Pernambuco Nação Cultural chega a mais uma região do interior pernambucano. São José do Belmonte e Salgueiro – as duas cidades escolhidas para serem os polos da edição do Sertão Central –, além de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Serrita, Terra Nova e Verdejante, recebem atrações e oficinas culturais até o próximo domingo (27). Esta é a segunda edição do festival na região, realizado pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Em São José do Belmonte, que vai ganhar as principais atrações do festival, a programação do Nação Cultural irá se unir a um dos mais tradicionais eventos da cidade, a Cavalgada à Pedra do Reino. A festa, que está na sua 20º edição preserva as tradições como o desfile de cavaleiros mascarados, saindo em direção ao Sertão da Paraíba. Grandes nomes da música pernambucana e regional, como Quinteto Violado, Alcymar Monteiro, Santanna, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Quarteto Olinda e Waldonys, irão se apresentar na cidade.
Gerlane Lops leva samba ao Sertão
(Foto: Divulgação)

Na programação de Belmonte, também estará presente a cantora e percussionista Gerlane Lops, que encerra a noite de sexta-feira (25), mostrando o melhor do samba pernambucano. No sábado (26), o Coco de Umbigada, Quarteto Olinda, Alcymar e Waldonys fecham a programação de shows do festival com uma homenagem a Luiz Gonzaga.

Na cidade de Salgueiro, haverá o Encontro de Bandas de Garagem, sempre às 21h, no Centro de Cultura, Lazer e Turismo do município. Outra atração aguardada é o cantor Marco Polo, que vai fazer apresentação focada no repertório da banda Ave Sangria, grupo pernambucano dos anos 1970. Salgueiro ainda recebe exibições de espetáculos cênicos, no Teatro Professora Alaíde Conserva, além de exposições e encontros culturais.

Em Verdejante, haverá o encontro de danças tradicionais como mazurca e São Gonçalo, no sábado (26), a partir das 18h. Em Cedro, o destaque é para a realização do Encontro de Benzedeiras, Rezadeiras e Parteiras. O carnavalesco Mestre Jaime, homenageado no evento, ganha cortejo pelas ruas de Salgueiro também no sábado (26), com a presença de grupos como a Orquestra Caliente, o grupo Timbalata, o Maracatu Arte e Cultura, os Bonecos Gigantes do Ziriguidum e os Caretas de Verdejante.

A programação cultural da edição Sertão Central do Pernambuco Nação Cultural pode ser conferida no site da Fundarpe.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.