quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agricultores ocupam prédio da Sudene


Ao menos 4 mil agricultores e familiares oriundos de várias regiões do estado ocupam, desde as 9h desta quarta-feira (23), o prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no bairro da Várzea. De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE), organizadora da ação, o objetivo da concentração é pressionar o novo superintendente do órgão, Luiz Gonzaga Paes Landim, empossado recentemente, a adotar medidas emergenciais e estruturadoras de combate à seca que castiga grande parte dos municípios pernambucanos. Até agora, segundo governo do estado, aproximadamente 90 cidades decretaram esManifestação tem o objetivo de pressionar o novo superintendente da autarquia a adotar medidas emergenciais de combate à seca. Imagem: Júlio Jacobina/DP/D.A Presstado de emergência em função da longa estiagem. 


O coordenador geral da Fretaf-PE e do movimento, João Santos, informou que a pauta de reinvidicações da federação contém cerca de 25 itens, nas seguintes área: infraestrutura hídrica, créditos emergencial para o campo e fundiário, segurança alimentar, habitação rural, acesso à terra e regularização fundiária. O leque de pleitos também traz cobranças exclusivas para atender os agricultores da Zona da Mata pernambucana. A assessoria de comunicação da Fetraf-PE informou que neste momento, após a realização de uma assembleia geral no prédio da Sudene, a coordenação do movimento está reunida com representantes da Sudene, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF) e governo estado discutindo soluções para o problema. O coordenador da Fetraf-PE não confirmou a participação de outras federações ligadas ao campo no protesto. Mais informações sobre protesto em instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.