segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lei já começa a avançar

A proibição de contratar sem concurso público pessoas que se enquadrem nas proibições da Ficha Limpa já é realidade em mais de 56 localidades, entre estados e municípios, informa o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Outros 50 estão em processo de negociação para aprovar leis próprias nesse sentido. No Recife, a lei, apresentada pela Prefeitura do Recife a partir de uma demanda popular, foi votada pela Câmara de Vereadores neste mês. A matéria recebeu a aprovação dos 24 vereadores presentes na Casa - o Legislativo municipal tem 39 integrantes. A nova lei impede a nomeação e atuação em cargos comissionados, inclusive de secretários municipais, na Prefeitura do Recife, daqueles considerados inelegíveis. A lei já foi publicada no Diário Oficial.

O novo rosto da transparência


Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, a advogada mineira tem a tarefa de implementar a Lei de Acesso à Informação.

Se a Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor no próximo 16 de maio, tivesse um rosto, ela teria olhos azuis, cabelos pretos repicados no ombro e sotaque mineiro. Aos 32 anos, a advogada Vânia Ribeiro Vieira, diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), está à frente de uma maratona para tirar do papel uma legislação que vai contra práticas seculares do que ela mesma chama de “cultura do segredo”. Firme, mas sem perder o jeito dócil de falar, caberá a Vânia convencer um governo inteiro de que a transparência agora é lei.

Quando a Lei de Acesso foi aprovada no Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em novembro de 2011, terminou uma batalha de anos da sociedade e começou outra, não mais simples, dentro do governo. O périplo incluiu quase todos os ministérios, a que Vânia foi, um a um, para explicar a lei, mostrar por que ela fortalece a democracia e, mais que tudo, deixar claro que qualquer informação produzida pelo Estado sempre será, em princípio, pública. Não foi fácil. “As pessoas ainda não veem o acesso à informação como parte do nosso serviço”, conta.

Pela nova regra, cada órgão público terá uma área em sua página na internet com informações básicas e um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para receber e entregar as demandas de informação. “O prazo de seis meses para a lei entrar em vigor foi exíguo. Mas vamos ter operacionalidade em todo o governo”, explica.

Advogada pela Universidade Federal de Minas Gerais, acostumou-se cedo com tarefas grandiosas. Entrou na CGU por concurso em 2004. Aos 26 anos, tornou-se procuradora federal da Advocacia-Geral da União, órgão que até hoje a cede para a CGU. As missões pesadas contrastam com a pouca idade. “Você que é a doutora Vânia? Nova assim e com tanta responsabilidade?”, surpreendem-se os que lhe são apresentados.

O trabalho domina a rotina da advogada. Muitas vezes, chega antes das 9h e só sai depois das 22h. Seguindo um estilo cada vez mais comum no governo, também não desliga fora do expediente. Leva a tiracolo um iPad e um iPhone. Envia e responde e-mails de madrugada. “A tecnologia é parceira da transparência”, justifica.

Foi a tecnologia, aliás, que a colocou em um dos momentos mais tensos da CGU, quando estorou o escândalo dos cartões corporativos. “O portal nunca tinha tido aquela visibilidade. Ali tivemos uma decisão de governo de não questionar a transparência.” O respaldo do Planalto  faz com que Vânia passasse a defender a responsabilização jurídica de empresas envolvidas em corrupção. 

Fonte: Diário de PE

Doações a políticos na pauta do STF

Supremo vai julgar ação que proíbe empresas de financiar campanhas.

Diante da falta de consenso no Congresso sobre o financiamento público de campanha, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) definir os rumos da política nacional. Incluída no pacote de projetos da reforma política, a mudança engatinha no Congresso, que, paralelamente, discutem o tema. Presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara, o deputado Almeida Lima (PPS-SE) avisa que o assunto só avançará no Legislativo depois que os parlamentares chegarem a um entendimento sobre o sistema eleitoral, o que parece distante. 


Alheio aos debates políticos, o STF entrará em cena no julgamento de uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que a Corte declare inconstitucional a doação feita por empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. O argumento é de que a infiltração do poder econômico nas eleições gera graves distorções, como a desigualdade política. Segundo a OAB, ao permitir o financiamento privado, a lei eleitoral colabora para que os políticos afinados com o empresariado tenham mais sucesso nas urnas.


“Não é razoável que as empresas possam influenciar no processo eleitoral. Isso quebra a igualdade entre os próprios candidatos, pois aqueles que não são ligados a essa ou àquela empresa ficam prejudicados”, argumenta o presidente da OAB, Ophir Cavalcante. Ele critica o fato de o atual sistema permitir que uma empresa doadora participe de licitações de um governo comandado pelo político para quem doou dinheiro.


Relator do processo no STF, o ministro Luiz Fux disse que a ação será julgada neste ano. Ele contou que tem estudado exemplos internacionais para embasar seu voto. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi a Suprema Corte que deu a palavra final sobre o assunto. Por maioria apertada de votos, foi liberado o financiamento de campanhas por grandes empresas. Por aqui, a OAB quer o contrário. Para Almeida Lima, não cabe ao STF dizer como será a lei, mas apenas interpretar o que a legislação define. “Quando o Congresso não vota a proposta de uma lei, a mensagem que ele passou é que queremos manter a lei em vigor.”

Fonte: Diário de PE


"Voto obedece ao bolso, estômago, coração e cérebro"

Cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato faz uma análise sobre a influência do crescimento econômico nas eleições municipais deste ano. Em entrevista ao Diario, ele disse que os candidatos da oposição terão bastante dificuldades nesse pleito, porque o eleitor deve optar por uma pessoa que simbolize, na cidade, a atual política de benefícios, o momento bom da economia. 

Qual o efeito do crescimento da classe C nesta eleição?
O crescimento da classe C tem o efeito bastante acentuado sobre a política. Costumo dizer que o voto obedece a quatro pontos fundamentais do corpo humano: bolso, estômago, coração e cérebro. O primeiro é o bolso (risos). Dinheiro no bolso significa estômago saciado. Depois do estômago, o terceiro espaço é o coração, que passa para o cérebro e que toma a decisão do voto. O voto do coração tende a escolher os representantes ou os sistemas que tiveram alguma influência nesse processo (de bolsos cheios). 

De que forma os candidatos a prefeito se beneficiam com isso? Normalmente, essa relação não está ligada aos governos federal e estadual?
Existe uma certa capilaridade com os chefes locais e o situacionismo. Quando a economia é confortável, a política segue nesse caminho. 

No caso das eleições municipais, o que pesa mais, a micropolítica ou o bolso? 
Isso vai depender das regiões onde há uma polarização. Em São Paulo, a polarização PT x PSDB é muito grande. Quando os candidatos fazem parte do sistema situacionista, aí é micropolítica pura e ganha que atende melhor a demanda dos bairros. Os mais rejeitados não terão vez nesta eleição. 

De que forma a classe média se identifica com o prefeito? 
A classe média vai identificar o candidato mais comprometido com a sua causa, que se identifica com as condições locais, com as condições regionais. Quem é o candidato que pode ter uma ligação melhor com o governo federal? Quem é que pode ser o representante dessa política de benefícios? Quem é que realmente encara mais o espírito de distribuição de renda, quem é o perfil mais representativo das demandas dos bairros. Quem tem mais a cara do Recife? A classe C olha muito para o seu bolso, para o seu estômago, para as suas demandas imediatas. E diria que é a primeira vez que o Brasil vai fazer uma eleição onde a maior classe é a classe C. 

Fonte: Diário de PE

Mais exigentes com transporte e educação

Na próxima eleição, as classes C e D (que ganham de dois a dez salários mínimos) devem se concentrar em temas que possam melhorar o transporte público e a educação. Em dados recentes do IBGE, Bahia e Pernambuco são os estados que mais exigem deslocamentos para o trabalho no Nordeste. Ao todo, 557 mil baianos e 443 mil pernambucanos saem de um município para o outro para bater o cartão, e as mudanças exigem medidas a médio e longo prazo. No estado, 52,1% das pessoas ocupadas passam no mínimo meia ou uma hora para chegar ao trabalho. 

Segundo Tatiana Menezes, professora de economia da Universidade Federal de Pernambuco, a participação da sociedade nessa disputa deve ser maior porque, antes, as pessoas não podiam se permitir a nada, a não ser sobreviver. “O transporte urbano é ruim e caro. Você hoje só vê obras para carros, não vê políticas para melhorar o metrô, os ônibus. Só vê planejamento de viadutos”.

Para Tatiana, a população beneficiada pelo crescimento econômico também vai ser mais exigente e terá mais vontade de influenciar. “Essa população vai pensar em votar num governo que dê a ela uma melhor condição de vida. Isso pesa em todos os níveis, porque está bem perto dela (o crescimento)”, observou.

No tocante à educação, de acordo com dados recentes do IBGE, Pernambuco é o terceiro do Nordeste com maior percentual de pessoas que não frequentam a escola, entre os 6 e os 14 anos. “O nível de instrução do pernambucano é muito baixo e isso faz com que a qualidade da mão de obra seja ruim. As pessoas do estado ainda não estão conseguindo aproveitar muito esse crescimento. Muitas estão vindo de fora e, por conta disso, a inflação no Recife pipocou”, analisou.

Inserido na classe B, o analista financeiro Sidney Ângelo, 28 anos, pensa em votar num candidato governista. “Mesmo com essa confusão grande na política, seria injusto quebrar essa continuidade”, observou. Já a técnica de laboratório Sandrine Monteiro, 38, diz que comprou um carro neste ano, mas espera melhoras na política. “Vou votar na oposição. Já pensou se todo mundo falasse bem de tudo?”, indagou.

Fonte: Diário de PE

Classe média na mira dos políticos

Segundo especialistas, eleitores vão votar em candidatos que passem o clima de otimismo econômico.


Os pré-candidatos à eleição de 2012 nos 184 municípios de Pernambuco devem aproveitar o embalo do crescimento econômico brasileiro e da chamada classe C para reforçar sua campanha. Embora dados divulgados pelo IBGE na última sexta-feira apontem que o rendimento médio nos domicílios do estado seja de R$ 1.841, um pouco abaixo da sonhada classe média (que vai de quatro a dez salários mínimos), os eleitores devem ir às urnas neste ano para escolher candidatos que se identifiquem com o clima de otimismo existente no Brasil e no estado. 

A disputa municipal não ficará livre da “micropolítica”, principalmente se a oposição estiver enfraquecida e os principais concorrentes forem da base governista. Mas o “bolso” deve continuar emocionando os “corações” dos eleitores na hora do voto.  Isso vislumbra um caminho bem difícil para o discurso da oposição. Não é à toa que dois dos quatro pré-candidatos oposicionistas no Recife, como o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e o deputado federal Raul Henry (PMDB), já estejam se aproximando do governador Eduardo Campos (PSB) e “esquecendo” de criticar o governo federal. 

A maioria dos economistas acredita que os prefeituráveis que não estiverem ao lado do governador e da presidente Dilma Rousseff, símbolos desse momento econômico no estado e no Brasil, tendem a se omitir em relação a temas nacionais e até mesmo ao governo estadual. 

O cientista político e professor da USP Gaudêncio Torquato frisa que, apesar de a maioria pernambucana ainda não estar inserida na classe C, a classe D tem demandas muito parecidas e vai às urnas com o sentimento de gratidão pelo que conquistou nos últimos anos. Ele cita, como estímulo, o aumento de consumo e a política de benefícios. 

Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE divulgados na sexta-feira passada, em média, 46,5% das residências pernambucanas têm pelo menos algum tipo de bem durável. Desses, 94% têm televisão e 89,2%, geladeira, números maiores que os da Bahia, por exemplo, que ficam respectivamente com 90,2% e 83,2%.

De acordo com informações do Núcleo de Estudos Eleitorais Partidários e da Democracia na Universidade Federal, a renda per capita também influencia a geografia do voto, porque as pessoas vão às urnas com mais entusiasmo quando sentem que estão exercendo a cidadania, algo que tem haver com desenvolvimento social e econômico.

Mesmo que a maioria dos pernambucanos com 10 ou mais anos de idade não esteja inserido na classe média - 4,51% de homens e mulheres ganham de 3 a 10 salários mínimos no estado -, há perspectivas de mudanças com os novos investimentos e que motivam o eleitor a ser mais crítico.

Atualmente, de acordo com a pesquisadora do IBGE Vandeli Guerra, Pernambuco é o segundo no Nordeste com o maior número de carteiras assinadas, 35,7%, abaixo apenas do Rio Grande do Norte (38,1%). Ela não mistura os números com eleições, mas prevê dias melhores para o estado e para o Nordeste. 

Saiba mais

Perfil do “bolso” do pernambucano

No Brasil, 32,89% da renda familiar dos domicílios (a maior parte deles) é de 2 a 5 salários mínimos ao mês.

No Nordeste, a maior parte dos domicílios (27,76%) recebe de 1 a dois 
salários mínimos.

Pernambuco tem praticamente a mesma média do Nordeste. Ao todo,
27,70% dos domicílios (a maior parte) recebem mais de 1 a 2 salários mínimos.

No estado, 23,07% dos domicílios por classes de rendimento nominal mensal recebem mais de 2 a 5 salários. 

A renda familiar de apenas 6,84% dos pernambucanos é mais de 5 a 10 salários mínimos. É o segundo lugar do Nordeste. Em Sergipe, 7,89% da renda familiar chega a esse patamar. 

O rendimento médio mensal dos domicílios em Pernambuco é de R$ 1.841.Fica abaixo do Rio Grande do Norte e de Sergipe, respectivamente 
com R$ 1.935 e R$ 1.851.

Salário mínimo utilizado na época do levantamento: R$ 510

Obs: Os dados acima não são per capita e dizem respeito à renda familiar sem dividí-la pelo número de seus integrantes.

Fonte: IBGE (2010) - DP

Aline Moura alinemoura.pe@dabr.com.br

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país


Começa no próximo sábado (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.

Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.

Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado (5), os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.

Em 2011, de acordo com dados do ministério, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Fonte: Da Agência Brasil

sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE


Prezados leitores, seguidores e membros,


Queremos comunicar que não foi de nossa autoria a postagem de um vídeo de conteúdo pornográfico pelo facebook em nome do nosso blog. Reiteramos que o Blog Vivendo Água Preta é um espaço aberto para todos aqueles que amam a nossa cidade, conhecida também como “Princesinha do Una” e que apreciam seu clima agradável, suas lindas paisagens e que queiram também compartilhar informações, fotos, vídeos, histórias e muito mais. O conteúdo das nossas postagens são de caráter informativo, com noticiários, artigos e publicações voltadas sobre a cidade e de interesse da população. Portanto, o objetivo e a natureza do nosso espaço é bem diferente do que foi colocado no facebook. Queremos aproveitar para agradecer o carinho de amigos, membros e leitores pelo fluxo de acesso ao nosso blog que ainda irá completar 2 meses e já tem 702 visualizações de páginas, continuaremos com o nosso trabalho, aprimorando cada vez mais por vocês!


Obrigado. Um grande abraço a todos!


Darlan Alves
Autor do Blog

CQC causa pânico na Câmara Municipal do Recife. Vereadores fogem correndo

Pense numa palhaçada.

Os vereadores do Recife, depois de tomarem conhecimento de que uma equipe do CQC estava chegando para cobrir a sessão deste tarde, com o objetivo de reportar o aumento de 62% concedido no final do ano passado, sem alarde, às escondidas, suspenderam os trabalhos sem explicação e literalmente saíram correndo. Com o reajuste, os salários dos 39 parlamentares saltarão de R$ 9.287,57 para R$ 15.031,76. 

Numa cena digna de filme pastelão, o vereador Inácio Neto, socialista desde criancinha, saiu correndo pelo jardim e alcançou a Rua Princesa Isabel. A equipe do humorístico não teve dúvida e correu atrás, sem conseguir alcançá-lo. O vereador joga futebol regularmente, é bom de pique.

Teve vereador que deixou o carro no pátio no estacionamento da câmara, pegou um táxi e depois acionou o motorista pelo celular.

Quem não conseguiu correr, como Verá Lopes, do PPS, pagou mico, dando desculpa esfarrapada para a vergonhosa majoração dos salários.

À frente da equipe do CQC, estava o humorista Ronald Rios. A produção levou marmitas para Câmara do Recife com o objetivo de sugerir que os vereadores aceitassem os presentes em substituição ao aumento nos salários. 

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal, do PT, suspendeu os trabalhos depois de dar um pitu nos jornalistas do programa, que chegaram na casa por volta das 15 horas. Eles foram levados para a sala de imprensa, enquanto os vereadores presentes encerravam a sessão.

Por meio de sua assessoria, Jurandir Liberal informou, ainda há pouco, que acabou antes os trabalhos porque havia marcado uma audiência, junto com Augusto Carreras, do PV, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Paes Barreto. Ás 16 horas. Usualmente, o grande expediente vai até depois das 16h30.

Ainda de acordo com a assessoria da Câmara, os humoristas do CQC não foram conduzidos à sala de imprensa para serem despistados. “Todos os jornalistas que cobrem a reunião plenária acompanham as discussões desta sala”.


Fonte: Blog do Jamildo

Feiras agropecuárias em Carpina e Parnamirim




Foto: Imagem da internet

Até o próximo sábado (28), estão sendo realizados dois eventos agropecuários no interior de Pernambuco. Na Zona da Mata, acontece a 35ª Exposição de Animais de Carpina, no Parque Senador Nilo Coelho. Estarão em exposição 600 animais entre bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos. O evento também apresenta comércio de animais, equipamentos e produtos agrícolas, além de julgamento que premiará o animal vencedor com até R$ 25 mil.

Em Parnamirim, no Sertão, acontecem a 6ª edição da Feira do Mel e de Caprinos e Ovinos, na Ceasa. O evento conta com mini-cursos, palestras, feira de negócios, Concurso de Raça, Concurso de Peso e Concurso de Laço. No sábado (28) ocorre o lançamento do projeto “Riacho do Velho Chico”, que visa o incentivo a preservação dos mananciais sertanejos. Os concursos de peso, de raça e de laço tem prêmios de até R$ 15 mil. Os dois eventso estão sendo apoiados pela pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado.

Fonte: Pernambuco Investimento

Seis pessoas são presas suspeitas de tráfico de drogas em Barreiros, PE


Quatro homens e duas mulheres estariam comercializando drogas em praça.
Com eles, estavam duas espingardas e 101 papelotes de maconha.



Quatro homens e duas mulheres suspeitos de tráfico de drogas foram presos na quinta-feira (26), no município de Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), com eles, foram apreendidas duas espingardas calibre 12, 101 papelotes de maconha e onze cartuchos calibre 12 intactos.

A PM recebeu a denúncia de que o grupo estaria usando e vendendo drogas na Praça Antônio Ferreira de Santana, que fica no bairro do Lopes. Quando os policiais chegaram até o local, os suspeitos teriam tentado fugir. Inicialmente, dois homens foram detidos. Ao realizar buscas durante o dia, os outros quatro suspeitos foram presos, numa casa onde costumavam ficar reunidos e que serviria como ponto de tráfico. Eles foram encontrados com as armas e drogas.

Há informações de que existiria um menor de 14 anos que também estaria envolvido no caso, mas ele não foi encontrado. Os quatro homens e as duas mulheres, que têm entre 21 e 28 anos, foram levados à Delegacia de Barreiros, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Os suspeitos devem ser encaminhados ao Presídio de Palmares, também na Mata Sul.


Fonte: G1 PE

II Manifestação Nacional contra Vivissecção leva defensores dos animais à UFPE




II Manifestação Nacional . Imagem: MDA/Divulgação
MDA/Divulgação



Nesta sexta-feira (27), defensores, protetores e todos os amantes dos animais se reunirão em frente ao Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para defender aqueles que não têm voz. A II Manifestação Nacional contra Vivissecção está agendada para as 10h. Toda a mobilização foi articulada através da rede social Facebook pelos dirigentes do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco (MDA/PE). Os interessados em participar do protesto pacífico devem vestir preto e levar cartazes com frases contra a prática laboratorial com utilização de animais vivos.

Vivissecção é a utilização de animais vivos para propósitos experimentais. Camundongos, ratos, porquinhos-da-índia, hamsters, coelhos, sapos, aves, cães, gatos, macacos e animais de fazenda são submetidos a diferentes procedimentos fisicamente e psicologicamente destrutivos. São cortes, amputações, ingestão, inalação ou injeção forçada de substâncias tóxicas, privação de água, alimentos ou convívio social, condicionamento a determinadas reações mediante eletrochoques ou queimaduras, extração de materiais biológicos, entre muitas outras.

Segundo os cientistas, as práticas beneficiam seres humanos e animais domésticos. Sem as pesquisas, não existiriam vacinas, técnicas de transplantes, anestesias, nem as drogas que pretensamente tratam as doenças. Os experimentos prévios serviriam para impedir que os seres humanos fossem as "cobaias" da ciência. "Estas alegações são, no entanto, enganosas. Ocorre que, embora exaustivamente testados e aprovados em animais, todos os tratamentos se mostraram falhos em sua fase de testes e muitos deles, apesar da segurança comprovada em animais, produziram efeitos colaterais, e muitas vezes morte, em seres humanos", declarou o biólogo Sérgio Greiff em manifesto publicado no blog Dog Mídia.

A Manifestação tem por objetivo afirmar a "completa inutilidade científica da experimentação animal" e ressaltar os riscos de uma ciência baseada nesse tipo de teste. "Propomos a abolição da vivissecção em todos os seus níveis, bem como sua substituição por uma ciência mais humanitária e que se baseie em métodos que não utilizem animais, denominados métodos substitutivos", continuou o especialista.

Nacionalmente, as ações acontecerão no sábado (28). Mas, por conta do horário de funcionamento, no Recife, será nesta sexta. "A UFPE está na contramão do desenvolvimento construindo um bioterio. As maiores universidades do mundo e o Brasil estão fechando estes centros de tortura medievais, a exemplo de Harvard e USP. Aqui, os testes continuam. Vamos nos unir. Seja um tijolinho nesta grande construção comum pelo fim do holocausto animal", convidou a defensora Goretti Queiroz.

Fonte: Diário de PE

Americano de olho em Pernambuco

Empresários norte-americanos participam de rodada de negócios na Fiepe

Energia solar e tratamento de resíduos. Esses dois setores levaram 22 empresários norte-americanos, representantes de nove empresas, a formarem a primeira missão comercial dos Estados Unidos em Pernambuco. O grupo chegou ontem e fez uma visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape. Nesta quinta-feira, empresas locais que trabalham com tecnologia verde puderam conversar com os investidores.

A rodada de negócios, realizada até às 17h30 na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), tem a participação de 40 empreendedores pernambucanos de áreas que vão desde pesquisa até construção civil. A ação está sendo promovida pela Brasil U.S. Business Council, Amcham Recife e pelo Consulado Americano no Recife. 

“Pesquisamos o interesse dos empresários por investimentos no Brasil e descobrimos que a maioria quer parcerias no setor de tecnologia verde. Depois desse dado, procuramos os estados mais promissores no assunto e decidimos realizar nossa primeira missão em Pernambuco, pois o estado é um dos que mais crescem no Brasil e tem investido muito em sustentabilidade”, explicou Katheen McInerney, diretora da Brasil U.S. 

De acordo com ela, os empresários norte-americanos devem firmar parcerias envolvendo transferência de tecnologia, desenvolvimento de produtos e importação e exportação de máquinas. “As negociações não vão ocorrer apenas em três dias. A ideia é acompanhar os investidores pelos próximos dois anos e facilitar as negociações com os pernambucanos.” 

Para Usha Pitts, cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, o encontro deverá colocar Pernambuco no mapa de negócios internacional. “Muitos norte-americanos pensam que o Brasil só tem desenvolvimento em São Paulo, Rio e Brasília. Queremos mostrar em aqui também existem muitas oportunidades”, ressaltou.

Ricardo Essinger, vice-presidente da Fiepe, acredita que esse passo também é importante para o desenvolvimento da energia limpa no estado. “Com investimentos de fora, teremos mais gente interessada em pesquisar a tecnologia verde”, completou.

Conheça as empresas participantes da missão:

BlueInGreen - detentora de tecnologia patenteada de dissolução de gases (oxigênio, ozônio, dióxido de carbono), usa tecnologia quase 100% do gás captado, o dissolve num ambiente de pressão controlada e o devolve através de uma corrente de água exatamente para o local onde é necessário, sem a formação de bolhas. Seus produtos são usados principalmente nas estações de tratamento de esgotos e de efluentes industriais, estações de tratamento de água potável, na remediação de lagos e rios, na aquacultura e em diversas indústrias como, por exemplo, as processadoras de alimentos.


Nowa Technology - empresa sediada em Prairie Village (Kansas), desenvolveu um processo patenteado para o tratamento do lodo resultante do tratamento do esgoto e da água. Utilizando uma tecnologia de baixa temperatura e baixa pressão, os resíduos são secados, moídos e, em seguida, entram num misturador onde são transformados em três produtos: óleo, celulose e minerais. Através desse processo, cerca de 30% do custo do tratamento da água residual é eliminado, o impacto ambiental adverso da incineração e da disposição em aterros é reduzido, e os produtos extraídos se tornam fonte de receita. 

Jet Incorporated - fabricante de uma ampla variedade de equipamentos para tratamento de esgotos (saneamento) para residências e instalações comerciais, a empresa oferece serviços de projeto e engenharia, pacotes completos, construção, treinamento de operadores e comissionamento da planta. Seus principais clientes são construtoras, hotéis, resorts, restaurantes, prédios comerciais, igrejas, hospitais, escolas, shopping centers, entre outros.

Agri-tech - especializada na produção de máquinas de torrefação que convertem eficientemente biomassa em energia. Localizada em Columbia, (Carolina do Sul), está envolvida em iniciativas de biomassa e bioenergia desde 2004. Tem uma licença exclusiva desenvolvida pela North Carolina State University (NCSU) para a tecnologia inovadora de torrefação, que converte biomassa celulósica, como aparas de madeira e bioculturas, em uma substância que pode ser utilizada como um substituto limpo e renovável do carvão. A empresa pretende desenvolver e operar torrefação de algumas plantas de processamento de base, em conjunto com parceiros estratégicos.

Ulteig - atua em projetos de energia elétrica e sistemas renováveis em todo o mundo. Localizada em Fargo (Dakota do Norte), trabalha com uma ampla variedade de clientes, desde os produtores globais de energia até às cooperativas locais de poder. Seus engenheiros elétricos, civis e estruturais possuem décadas de experiência na indústria de energia.

Cleanpath - desenvolve, financia e constrói plantas de energia solar fotovoltaicas tipo utility scale, de 5 MW a 20 MW. Os painéis solares, inversores e outros equipamentos são todos feitos nos EUA e incorporados aos projetos.

Schletter - no mercado há 40 anos, com mais de 6 GW de módulos instalados, a empresa projeta e fabrica sistemas de montagem de energia solar em aço e alumínio (ground mounting products -FS System, Park@Sol e PVMaxx) e sistemas para cobertura de telhados (WindSafe, Isotop, Alugrid, etc). Também fabrica sistemas fotovoltáicos para garagens, sistemas de iluminação solar, estações de carregamento para veículos dentre outros. Possui instalações em Tucson (Arizona) e em Ontário (Canadá).

Advanced Energy - líder mundial em soluções de conversão de energia para processos de fabricação em película fina de plasma e em geração de energia solar, a empresa oferece inversores de alto nível, transformadores, sistemas de balanço complementar (BoS) e serviços de operação e manutenção (O&M). Os produtos da AE podem ser usados em projetos desenvolvidos por empresas de energia elétrica, em residências e comércio.

Avspar - fabricante de equipamentos solares e de sistemas de recuperação de energia emitida pelo calor de unidades de ar condicionado, a empresa está no mercado desde 1994. Na última década, começou a se concentrar exclusivamente em energias renováveis e equipamentos de alta eficiência.

Por Thatiana Pimentel, com informações da Fiepe

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ingressos para Sport x Náutico à venda a partir desta quinta-feira


Duelo entre Leão e Timbu ocorrerá no domingo na Ilha do Retiro


As torcidas de Sport e Náutico poderão comprar os ingressos para o segundo jogo das semifinais entre as duas equipes a partir desta quinta-feira pela manhã. Além das bilheterias da Ilha do Retiro, palco do duelo, e dos Aflitos, haverá bilhetes disponíveis nas lojas Futebol do Brasil (Boa Viagem), Carol Esportes (Boa Viagem e Areais) e pelo site: www.futebolcard.com.br.

Na Ilha do Retiro, as vendas ocorrem da quinta ao domingo das 9h às 17h. A exceção fica para o dia do jogo, quando os bilhetes serão vendidos até o meio-dia. Nos Aflitos, a comercialização será entre a quinta e o sábado. Nos dois primeiros dias, a bilheteria estará aberta das 9h às 16h. No sábado, a venda vai até o meio-dia.

Os valores são R$ 25 (sócio e meia-entrada), R$ 50 (arquibancada e assento especial para sócio), R$ 60 (cadeira para sócio, cadeira da ampliação e assento especial não-sócio) e R$ 80 (cadeira para não-sócio). A torcida do Náutico ficará no setor destinado aos visitantes na área próxima ao placar.

Náutico x Sport - Siloé - Thiaguinho (Foto: Aldo Carneiro)

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Ingressos para o 'Trem do Forró já estão à venda, em Pernambuco

Evento acontece em todos os finais de semana do próximo mês de junho. Festa se espalha por 10 vagões, com serviço de bar e um trio pé-de-serra.

Já estão à venda os ingressos para a 22ª edição do Trem do Forró, que será realizado em todos os finais de semana no próximo mês de junho. A festa se espalha por 10 vagões, cada um com capacidade para 100 pessoas, com serviço de bar e um trio pé-de-serra. O trem parte do Catamarã, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, com destino à cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

No desembarque, os passageiros serão recebidos por uma quadrilha junina e conduzidos para um pátio estilizado, com comidas típicas e apresentações culturais. Após curtirem esse momento na Estação de Forró, os passageiros retornam trem para voltar ao Catamarã, encerrando a viagem. Este ano, serão nove saídas, algumas já programadas por empresas. Por isso, é preciso ficar atento aos dias disponíveis para o público.

Antecipadamente, os ingressos para os dias 2, 9, 10, 17 e 30 de junho custam R$ 70 por pessoa; já para os dias 16, 23 e 24 podem ser comprados por R$ 90 cada. O ingresso inclui a viagem de ida e volta, uma camisa temática e uma pulseira de identificação. As entradas estão à venda na agência Serrambi Turismo, que fica na Rua da Amizade, 38, no bairro das Graças. Para mais informações, acesse o site do Trem do Forró ou ligue para (81) 3423-5000.

Serviço
22ª edição de Trem do Forró
Saída do Catamarã, com destino ao Cabo de Santo Agostinho
Todos os finais de semana de junho (2,9, 10,16, 17, 23 e 24)
Ingressos: Nos dias 2, 9, 10, 17 e 30 de junho custam R$ 70; para os dias 16, 23 e 24, podem ser comprados por R$ 90.

Fonte: G1 PE

Taxa de desemprego fica em 6,2% em março


A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,2% em março ante 5,7% em fevereiro, divulgou nesta quinta-feira (26) o instituto. Este resultado representa o menor nível de desemprego para o mês de março. Mesmo assim, a população desocupada cresceu 8,8% no confronto com fevereiro, totalizando 1,5 milhão de pessoas, o equivalente a 122 mil pessoas a mais procurando trabalho. Na comparação com março do ano passado, no entanto, a estimativa permaneceu estável.
Já a população ocupada totalizou 22,6 milhões, montante estável na comparação com fevereiro. Porém, na comparação com março de 2011, houve aumento de 1,6%, o equivalente a 367 mil ocupados a mais. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 11,1 milhões em março, estável ante fevereiro. Na comparação com março do ano passado, houve alta de 3,7% no número de trabalhadores com carteira, o mesmo que 394 mil postos a mais.
RENDA - O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação positiva de 1,6% em março ante fevereiro e aumento de 5,6% na comparação com março do ano passado. A massa de renda real habitual dos trabalhadores ocupados no País totalizou R$ 39,4 bilhões em março, o que representa um aumento de 2% em relação a fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Em relação a um ano antes,a alta foi de 7,0%. A renda média real habitual dos trabalhadores ocupados no País foi de R$ 1.728,40 em março, o valor mais alto desde março de 2002, quando teve início a PME.
Já a massa de renda real efetiva paga aos ocupados em fevereiro foi de R$ 38,9 bilhões, equivalente a um avanço de 1,2% ante janeiro, e crescimento de 6,2% em relação a fevereiro de 2011. A PME é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.



Fonte: Agência Estado

Apenas 13% dos hipertensos seguem dieta para controlar a pressão



5e07ade58ef0923a81daba164121fe7a.jpg
Foto: internet
Apenas 13,5% dos pacientes hipertensos conseguem seguir a dieta necessária para controlar a pressão arterial, segundo levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor). A pesquisa feita com 949 pacientes da instituição paulistana indicou que apenas esse pequeno percentual ingeria somente quantidade máxima de sal permitida.


A verificação, feita com base em exames de urina, indicou uma diferença entre o que os pacientes declaravam e o que realmente faziam. Segundo o diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor, Luiz Bortolotto, como os pacientes eram acostumados a consumir grandes quantidades de sal diziam estar ingerindo pouco do alimento, quando, na verdade extrapolavam o recomendado.


Com os resultados, o médico explica que os pacientes são encaminhados para nutricionistas que ajudam na elaboração da dieta. De acordo com Bortolotto, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal dia, o equivalente a três colheres de café, incluindo não só o sal adicionado às refeições, mas o presente em alimentos industrializados. Por isso, o médico ressalta que o paciente deve “usar menos sal no preparo da comida e, se possível, raramente ou nenhum alimento processado”.


Bortolotto alerta ainda que o consumo excessivo de sal pode contribuir para o aparecimento da pressão alta, em especial em pessoas com histórico familiar da doença. A hipertensão aumenta, segundo o médico, o risco de derrame cerebral, “que é a principal causa de morte no Brasil”. Além disso, a pressão descontrolada também eleva a possibilidade de infarto e insuficiência renal. Consequências que podem ser evitadas. “Para isso é fundamental que, primeiro, os hipertensos conheçam sua condição e, segundo, mantenham-se em tratamento para o resto de suas vidas”, destaca o médico.


O InCor faz nesta quinta-feira (26), no Dia Nacional de Combater à Hipertensão, uma campanha para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Entre as 9h e as 17h, médicos e nutricionistas do hospital farão medição de pressão arterial e orientação nutricional na sede da instituição, na Avenida Dr. Enéas de Carvalho, zona oeste paulistana.




Fonte: Agência Brasil

Assembleia fica de fora da relação das mais transparentes

Pernambuco ficou de fora da relação das Assembleias Legislativas mais transparentes do país. Na verdade, a extrema maioria das casas brasileiras deu mau exemplo, segundo levantamento do site Congresso em Foco. Desde 2009 elas são obrigadas a publicar, em tempo real, informações sobre a execução orçamentária e financeira por meios eletrônicos que sejam de acesso público. A regra, estabelecida pela Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), inclui os salários e os subsídios pagos aos deputados estaduais. Apesar disso, apenas Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Ceará cumprem a determinação. Em Pernambuco, os salários dos deputados são de R$ 20.042,34, acrescidos de penduricalhos como 14º e 15º salários. Os valores podem ser consultados no Portal da Transparência, mas não de forma simples, para a conferência de cidadãos com menos experiência em buscas. 

Fonte: Diário de PE com informações do Congresso em Foco

Eduardo será cidadão baiano


A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, a proposta de conceder a Eduardo Campos (PSB) o título de cidadão honorário daquele estado. O socialista recebeu a notícia ontem. O autor do projeto, deputado Cacá Leão (PP), afirmou que a homenagem é uma forma de reconhecimento “pelos serviços prestados” por Eduardo ao Nordeste e ao Brasil. Hoje, além de Cacá Leão, um grupo formado por dez deputados baianos estará em Pernambuco para oficializar a notícia junto governador. A delegação também aproveitará a passagem pelo estado para conhecer o Complexo Industrial Portuário de Suape. Eles acompanharão, ainda, a reunião de monitoramento da gestão que será dedicada ao Pacto pela Vida. A solenidade de entrega do título ainda não tem data marcada. Mas é provável que durante almoço oferecido aos visitantes hoje o governador defina quando irá a Salvador para receber a homenagem. 


Fonte: Diário de PE

Presença só em época eleitoral

Em ano eleitoral, elas saem do papel de coadjuvantes e se tornam protagonistas no tabuleiro das campanhas partidárias. As comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR), sobretudo na capital, não passam despercebidas quando a intenção é a estratégia do “corpo a corpo”, ou seja, abraços, saudações e promessas de futuras melhorias na condição de vida de seus habitantes. A reportagem do Diario visitou três das cinco comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Recife e, segundo os populares ouvidos pela reportagem, a presença dos políticos só é atestada na época eleitoral, como neste ano.


Sentada na frente de seu pequeno barraco, na comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, a pensionista Fernandina Oliveira, de 68 anos, já viu muito candidato circulando na área. “É sempre assim, quando é época da eleição, eles aparecem aqui, apertando a mão da gente”, critica. Dona Fernanda, como é conhecida, elogia, por outro lado, a presença constante do atual prefeito do Recife, João da Costa, e do vereador Jairo Brito, ambos do PT. “São os únicos que aparecem por aqui e ajudam a gente sempre”, disse se referindo às obras de reurbanização do bairro, inclusive com a construção de conjunto habitacional, com recursos na ordem de R$ 39,4 milhões.


“Eles (os políticos) fazem isso direto. Prometem empregos e melhorias. Olha só este esgoto aí… mudou algo? Dá vontade de bater a porta na cara”, reclama a também moradora do Pilar e ambulante Jaqueline Campos, de 44 anos. Na comunidade do Coque, região “imprensada” pela especulação imobiliária entre os bairros da Ilha do Leite e da Ilha do Retiro, a carência de “visitas políticas” também é sentida por populares.


Alguns moradores reclamam das condições de escolas públicas no local, além de questões de saúde. Muitos preferem não se identificar com medo de represálias. “Minha empresa tem um candidato”, diz um morador da Rua Embuguaçú. O estudante Rafael Fabrício reclama da falta de diálogo. “Não temos uma área de lazer aqui. Na praça e na Academia da Cidade, os jovens andam de skate em locais não permitidos. Ninguém escuta a gente, só tem este papo na época de eleição”.


A “classe interessada”, ou seja, os políticos, discordam da declaração dos moradores. O secretário de Governo e um dos pré-candidatos do PT à sucessão no Recife, Maurício Rands, diz que prefere ser criticado pela ação. “Se os políticos não forem às comunidades, são alvo de críticas. Se forem, também são. Então, prefiro ir para ser criticado pela ação”, destacou. Rands começou sua andança, este ano, na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife.


Entre os oposicionistas do Recife o sentimento de visitar às bases é quase uma obrigação. “Quando eu era deputado federal, toda semana visitava cidades no interior”, argumentou o pré-candidato do PPS Raul Jungmann. O democrata Mendonça Filho, também pré-candidato na capital completa: “Eu faço isso normalmente, é uma rotina (visita as bases). Eu só não distribuo material de campanha (se referindo as denúncias contra o PT). A Constituição Federal garante o direito e ir e vir de todo cidadão”, defendeu.


Depoimentos


“A conversa é bonita na época de eleição. Mas olha esta pista aqui? Cadê os políticos? Eles pensam que a gente, por ser de baixa renda, é porco. Se eu não fizer as coisas, tiro um caminhão de barro da minha casa”.
Ivanilda Ribeiro, do Passarinho


“Aqui na comunidade não aparece ninguém para saber o que a gente quer, o que a população precisa. Estamos precisando de uma área para quem gosta de skate nas praças, mas ninguém ajuda”.
Rafael Fabrício, do Coque


“Trabalhei na última eleição para um vereador. Ele foi eleito, mas não aparece mais por aqui. Ele ainda me deve o dinheiro da campanha. Isso é comum nos bairros de periferia, eles só querem o voto da gente”.
Edvaldo da Silva, do Passarinho


“Alguns a gente nem conhece. Fazem promessas, dizem que vão dar empregos para a gente, melhorar as ruas. Mas, quando são eleitos a gente não é recebido nem por um assessor.”
Jaqueline Campos, do Pilar


“Neste ano não veio nenhum ainda. Mas daqui a pouco tá cheio (de políticos). Quando são eleitos, nem aparecem por aqui.” Gracira Farias, do Passarinho



Fonte: TÉRCIO AMARAL tercioamaral.pe@dabr.com.br

Oposição se movimenta contra Elias Gomes

Três partidos estão conversando sobre a chance de surgir um nome alternativo ao do prefeito de Jaboatão 


Queixas de falta da diálogo por parte do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), têm aberto brechas para que candidatos de oposição minem a base governista na cidade. Pelo menos três partidos se declararam abertos a conversas com nomes alternativos. São eles PPS, PMDB e DEM, todas siglas que compunham a base inicial de apoio ao tucano. “Há meses a gente tenta uma conversa com Elias, mas ele não atende, não nos ouve, não retorna as ligações”, reclamou a presidente estadual do PPS Débora Albuquerque. Ontem ela entregou o cargo que tinha na prefeitura de assessora especial. O partido vai se reunir hoje para discutir a situação. 


De olho no desfecho dessa questão, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito do PSB, João Fernando Coutinho, está na espera para tentar conseguir apoio ao seu projeto. “Daqui para o fim da semana, pretendo conversar com Jungmann (ex-presidente do diretório do PPS no estado). Vou esperar apenas o resultado dessa reunião”, falou.


Também ontem, no final da tarde, Coutinho teve uma longa conversa com a presidente municipal do DEM, Jacinta Nascimento. “Estamos conversando. A partir disso, vamos à executiva estadual para evoluir esse canal que foi aberto”, comentou, afirmando que “a possibilidade de uma aliança é real”. Jacinta Nascimento preferiu não se pronunciar.


De forma semelhante, as lideranças jaboatonenses do PMDB sentaram para “trocar ideias” com o socialista. A justificativa, de acordo com o presidente municipal, Geraldo Melo Filho, é a “falta de atenção para com o partido”. “Poderíamos ter sido mais ouvidos. O partido foi parceiro desde o início do mandato e foi deixado em segundo plano”, disse. A sigla nunca teve cargos na prefeitura, entretanto Melo negou que isso tivesse a ver com a atual postura deles. 


Na cola de Coutinho está o pré-candidato e também deputado estadual Cleiton Collins (PSC). Em Brasília, Collins chegou a falar pessoalmente com o senador Jarbas Vasconcelos para pedir apoio ao PMDB. Collins ainda comentou que irá agendar conversas com o DEM e com o PPS nos próximos dias. 


Fonte: Diário de PE


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Você conhece o Fundeb - Fundo da Educação Básica?

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos.


Fonte: Portal do MEC

Aproximação positiva a Jarbas


O cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ítalo Fittipaldi, acredita que a reaproximação entre Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) reflete, de certa forma, no fato do grupo do peemedebista estar distante das grandes articulações nacionais. “Essa busca (de reaproximação) tem o objetivo de marcar presença junto a Eduardo Campos, que tem um projeto nacional com chances de se concretizar”, frisou.

De acordo com o professor, Jarbas quer demonstrar disposição para colaborar com Eduardo (no projeto nacional) e quer ser convidado para isso. Ítalo Fittipaldi faz tais considerações levando em conta dois pontos de vista: primeiro pelo distanciamento do grupo jarbista das articulações nacionais e, segundo, porque, na avaliação dele, o ex-governador de São Paulo José Serra (PMDB), de quem o senador esteve ao lado nas última eleições presidenciais, não tem como se articular para uma eleição presidencial de 2014.

“Com base no cenário de hoje, o apoio de Jarbas não é determinante para Eduardo Campos. Até porque, o governador conseguiu imprimir seu nome no cenário nacional sem a necessidade de unificar a política em Pernambuco”, enfatizou. A conversa entre Eduardo e Jarbas aconteceu em dezembro de 2011 e foi divulgada com exclusividade pelo Diario em fevereiro de 2012. Eles voltaram a se encontrar, casualmente, em uma prévia do carnaval e em um restaurante da cidade. No último sábado, em uma reunião com amigos, o senador confirmou as conversas com o socialista. 

Fonte: Diário de PE/Política

Todos por Eduardo Campos

Governador vem eliminando arestas com rivais no estado, fortalecendo seu nome em voos nacionais.





O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) deu mais um sinal de que está disposto a deixar o passado de lado e pensar no futuro. O peemedebista, em recente encontro com amigos, voltou a falar sobre a forma como o governador Eduardo Campos (PSB) está atuando na política local e do país. Na avaliação do senador, Eduardo tem sido “muito habilidoso” em suas articulações com aliados e adversários. Por conta disso, considerou que, caso o socialista consiga reunificar a política no estado, chegaria muito forte em uma disputa nacional.

A tese levantada por Jarbas, se confirmada, cria no estado uma situação sem paralelo. Desde que ganhou a eleição em 2006, o governador inaugurou uma forma de fazer política, como ele próprio define, deixando de lado as “divergências políticas” em favor dos interesses do estado e da população. Com esse argumento, tem se aproximado de integrantes de campos adversários, a exemplo de Jarbas Vasconcelos, principal nome da oposição em Pernambuco. 

Vale salientar que o estado tem uma tradição de política acirrada entre os grupos rivais. “O próprio Jarbas sofreu muito com o radicalismo e nós também. A opinião do senador, na verdade, mostra a postura que o governador adotou desde que assumiu o governo (2007), que é de distencionar a política. Os adversários achavam, inclusive, que ele ia continuar imprimindo a marca do radicalismo”, disse Sileno.

Presidente estadual do DEM, o deputado federal Mendonça Filho, que na eleição de 2006 disputou o governo do estado contra Eduardo, também acha relevante o distensionamento entre opositores. “Em todas as questões de interesse de Pernambuco, estive presente. Todos conhecem a clareza da minha postura política. Venho atuando desse forma desde 2006. A opinião de Jarbas sobre esse assunto é muito importante”, afirmou o democrata.

O secretário-geral do PSB, Adilson Gomes, conviveu com Jarbas quando o senador fazia parte do grupo liderado pelo ex-governador Miguel Arraes, falecido em 2005. “Ele sempre teve uma militância voltada para os interesses do estado. Seus pronunciamentos, na época da ditadura militar, buscavam a redemocratização do país. O governador mostra seu poder de articulação, deixando de lado as querelas políticas ”, definiu o socialista. A opinião discordante partiu do ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS). “Unificar a política é uma prática antidemocrática. É autoritarismo. A oposição é fundamental para a democracia”, declarou. 



Fonte; Diário de PE/Política

Discussão sobre segurança

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai promover uma articulação com os municípios para criar instrumentos que garantam maior segurança nos bancos e demais instituições financeiras. A cidade do Recife é a única do estado a possuir legislação específica sobre o assunto, e o objetivo dos parlamentares é levar a iniciativa para outros municípios. A proposta foi apresentada ontem em audiência pública da Comissão de Justiça. Foram registrados neste ano 15 assaltos a banco no estado, segundo o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). 


Fonte: Diário de PE

Detran vai fiscalizar uso de placas refletivas obrigatórias nos veículos novos


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) apresenta nesta quarta-feira os novos mecanismos para identificação das placas e tarjetas refletivas em carros e motos que serão obrigatórios a partir do dia 1º de maio. A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vale para veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para usados que forem transferidos de município.
A medida deve facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película especial que reflete a luz favorece a visibilidade em dias chuvosos ou à noite. A regra já estava em vigor para motos e motocicletas, mas agora altera também os tamanhos das placas destes veículos. A altura passará dos atuais 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm. Com isso, o tamanho de letras e números (com exceção da cidade de origem) vai de 4,2 cm para 5,3 cm de altura, quase do tamanho das placas de automóveis.
Os motoristas flagrados com o modelo antigo, nos casos previstos pela lei, serão punidos com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média, além de apreensão do veículo até a devida adequação.
Fonte: Diário de PE

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Globo Nordeste acompanhou Porto de Galinhas de vila a praia badalada

Transformação começou após PE-09 ser asfaltada, há 21 anos.
Atualmente, região recebe mais de 750 mil turistas de todo o mundo.





Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, é a “menina dos olhos” do turismo no estado. A antiga vila de pescadores chamou logo a atenção de surfistas, que encaravam uma aventura para chegar na “distante” praia, no município de Ipojuca, a 43 quilômetros do Recife. A população também sofria para entrar e sair de lá - a viagem só ficou rápida e segura 21 anos atrás, quando a PE-09 foi asfaltada. Com acesso mais fácil, mais gente passou a visitar a região, que vem sendo retratada pela Globo Nordeste nesses 40 anos, como mostrou o NETV 2° Edição.

Com o número de visitantes crescendo, a prefeitura de Ipojuca montou bloqueios para evitar a entrada de ônibus de turismo na praia, que chegava a receber 165 veículos desses em um fim de semana. A maioria das pessoas passava o dia e voltava para casa no fim da tarde. Gente que queria aproveitar as águas mornas e cristalinas, além de apreciar os arrecifes que desenharam piscinas naturais na praia que ganhou fama de ser uma das mais belas do País.

Uma delas tem o desenho parecido com o mapa do Brasil e virou o principal ponto turístico de Porto de Galinhas. Quem percebeu a semelhança foi Arnaldo, barqueiro há mais de 20 anos. "Quando comecei a mostrar para as pessoas, [elas] diziam que eu estava vendo alucinação. Comecei a mostrar para um turista, que achou também. Depois de um tempo, todo mundo começou a confirmar que parece mesmo com o mapa do Brasil", contou.

Em 1989, uma matéria mostrou que todos podiam tomar banho dentro das piscinas naturais junto com os peixes coloridos. Hoje, a entrada nas piscinas foi proibida e uma corda marca a área onde os banhistas podem andar. Fiscais trabalham para alertar os desatentos com o objetivo de proteger os corais, que correm risco de morrer. Com os peixes foi o contrário. Há muito mais agora, porque os turistas recebem ração e jogam nas águas.

Turismo
O perfil do visitante também mudou. Agora, ele não vai apenas de ônibus, como na década de 1990, e gosta de aproveitar a praia por mais tempo, em busca de tranquilidade e descanso. A cada ano aumenta o número de pessoas que visitam a praia. Em 2011, foram 750 mil turistas, gente que veio de vários estados e países.


FuturoPara atender melhor esses visitantes foi necessário investir na rede hoteleira, e essa mudança deu outro título a Porto de Galinhas: é o lugar com o maior número de hotéis e pousadas em Pernambuco. Na década de 1980, existiam duas pousadas e quatro hotéis. Hoje, são 180 pousadas, 20 hotéis e quatro resorts.

O turismo provocou uma revolução na pequena vila de pescadores. Seu Malu, como é conhecido o pescador José Amaro da Paz, 69 anos, nasceu e se criou na praia. “A gente só tinha uma rua, que é a Rua da Esperança, e outra que tinha várias casas, chamada de Rua da Palha. As casas eram de taipa ou de palha", comentou.

As casas mudaram por fora e por dentro, com a chegada da luz elétrica, na década de 1970. “[Quando chegou luz elétrica em Porto de Galinhas] Chegou em 1973. [E qual foi o primeiro programa da Rede Globo que o senhor viu?] Foi a novela ‘Supermanoela’. Foi a única que eu assisti", disse o pescador José Alzimiro.

Na década de 1980, o coqueiral dividia espaço com grandes casas na beira-mar. Hoje, essas construções se multiplicaram e as ruas ganharam condomínios. A antiga vila agora é uma grande área de comércio.

Com 42 anos, a comerciante Edilene Chalaça é testemunha dessa transformação. “Comecei vendendo na praia peixe frito, caranguejo e cocada", lembrou. Ela aprendeu a bordar e abriu uma loja em Porto para vender as peças. “Eu nunca podia imaginar que hoje eu estaria assim [fabricando e vendendo roupas]”, falou.

O que a Rede Globo Nordeste terá para mostrar no futuro depende muito da preservação do meio ambiente. E a emissora estará lá para registrar o tempo que está para chegar.

Fonte: G1 PE