segunda-feira, 2 de abril de 2012

A corrida pelos empregos da Copa

Até o início dos jogos em 2014 serão abertas 54 mil vagas no Senac para qualificar mão de obra para o evento.



Manoel, Josenilton, Silvânia, Marco, Edna. São pernambucanos que estão de olho nos empregos da Copa 2014. A corrida para os cursos de qualificação já iniciou. Até o início dos jogos são 54 mil vagas ofertadas em todas as áreas no Senac/PE. As oportunidades no mercado de trabalho surgirão para quem estiver bem preparado. Atividades profissionais relacionadas ao turismo, comércio e serviços estão em alta. Estudos projetam a criação de cerca de 20 milhões de empregos em três anos nas doze capitais-sede do mundial de futebol. Algumas vagas são temporárias, mas outras podem ser conquistadas para quem mostrar que é bom de serviço.

Recepcionista de hotel há 10 anos, Manoel Braz Figueiredo Neto, 33 anos, não perdeu tempo. Tem fluência em inglês e espanhol, iniciou as aulas de francês e fez o curso Bem Receber Copa do Ministério do Turismo em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). As aulas virtuais duraram quatro meses e renderam um certificado de Profissional Bem Receber Copa. “Foi um upgrade na minha profissão. Eu vi conteúdos específicos para o público que vem para a Copa”. 

Na mesma turma, Josenilton Barbosa, 45 anos, fez o curso de mensageiro. “Me interessei pelo curso e fui o primeiro a terminar. Agora me sinto pronto para receber bem o turista. Hoje o profissional não pode parar, tem que se reciclar”, ensina. Já a camareira Silvânia Joaquim da Silva, 35 anos, espera a segunda etapa dos cursos para se capacitar. Para o segundo semestre estão previstas mais 800 vagas para gerente, recepcionista, governanta, capitão porteiro e mensageiro. 

 Coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/PE, José Otávio Meira Lins estima que o setor de hotelaria empregue 4 mil novos funcionários com a oferta de 5 mil novos apartamentos. Para mapear a necessidade de mão de obra será feita uma pesquisa com empresários do setor de hotelaria, bares e restaurantes. “A partir dessa pesquisa podemos montar cursos de qualificação focados nas demandas. Até porque essa mão de obra não será aproveitada somente na Copa”, pontua. Hoje o setor de hotelaria emprega 20 mil pessoas em Pernambuco. 

O setor de bares e restaurantes já deu o pontapé inicial para a qualificação de profissionais nas áreas de alimentos, atendimento e gestão. O diretor-executivo da Abrasel-PE, Valter Jarocki, evita fazer projeções de novas vagas para o Mundial de futebol. Hoje o setor emprega 180 mil pessoas em todo o estado. 

Fonte: Diário de PE

“Além da Copa, Pernambuco vive um momento diferente com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo o dobro do Brasil. A nossa expectativa é que o setor cresça entre 10% e 12% ao ano”. As funções que devem ser mais procuradas são: garçom, gerente, cozinheiro e auxiliar de cozinha. Mãos à obra para quem sonha com um bom emprego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.