sexta-feira, 20 de abril de 2012

Globo Nordeste acompanhou Porto de Galinhas de vila a praia badalada

Transformação começou após PE-09 ser asfaltada, há 21 anos.
Atualmente, região recebe mais de 750 mil turistas de todo o mundo.





Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, é a “menina dos olhos” do turismo no estado. A antiga vila de pescadores chamou logo a atenção de surfistas, que encaravam uma aventura para chegar na “distante” praia, no município de Ipojuca, a 43 quilômetros do Recife. A população também sofria para entrar e sair de lá - a viagem só ficou rápida e segura 21 anos atrás, quando a PE-09 foi asfaltada. Com acesso mais fácil, mais gente passou a visitar a região, que vem sendo retratada pela Globo Nordeste nesses 40 anos, como mostrou o NETV 2° Edição.

Com o número de visitantes crescendo, a prefeitura de Ipojuca montou bloqueios para evitar a entrada de ônibus de turismo na praia, que chegava a receber 165 veículos desses em um fim de semana. A maioria das pessoas passava o dia e voltava para casa no fim da tarde. Gente que queria aproveitar as águas mornas e cristalinas, além de apreciar os arrecifes que desenharam piscinas naturais na praia que ganhou fama de ser uma das mais belas do País.

Uma delas tem o desenho parecido com o mapa do Brasil e virou o principal ponto turístico de Porto de Galinhas. Quem percebeu a semelhança foi Arnaldo, barqueiro há mais de 20 anos. "Quando comecei a mostrar para as pessoas, [elas] diziam que eu estava vendo alucinação. Comecei a mostrar para um turista, que achou também. Depois de um tempo, todo mundo começou a confirmar que parece mesmo com o mapa do Brasil", contou.

Em 1989, uma matéria mostrou que todos podiam tomar banho dentro das piscinas naturais junto com os peixes coloridos. Hoje, a entrada nas piscinas foi proibida e uma corda marca a área onde os banhistas podem andar. Fiscais trabalham para alertar os desatentos com o objetivo de proteger os corais, que correm risco de morrer. Com os peixes foi o contrário. Há muito mais agora, porque os turistas recebem ração e jogam nas águas.

Turismo
O perfil do visitante também mudou. Agora, ele não vai apenas de ônibus, como na década de 1990, e gosta de aproveitar a praia por mais tempo, em busca de tranquilidade e descanso. A cada ano aumenta o número de pessoas que visitam a praia. Em 2011, foram 750 mil turistas, gente que veio de vários estados e países.


FuturoPara atender melhor esses visitantes foi necessário investir na rede hoteleira, e essa mudança deu outro título a Porto de Galinhas: é o lugar com o maior número de hotéis e pousadas em Pernambuco. Na década de 1980, existiam duas pousadas e quatro hotéis. Hoje, são 180 pousadas, 20 hotéis e quatro resorts.

O turismo provocou uma revolução na pequena vila de pescadores. Seu Malu, como é conhecido o pescador José Amaro da Paz, 69 anos, nasceu e se criou na praia. “A gente só tinha uma rua, que é a Rua da Esperança, e outra que tinha várias casas, chamada de Rua da Palha. As casas eram de taipa ou de palha", comentou.

As casas mudaram por fora e por dentro, com a chegada da luz elétrica, na década de 1970. “[Quando chegou luz elétrica em Porto de Galinhas] Chegou em 1973. [E qual foi o primeiro programa da Rede Globo que o senhor viu?] Foi a novela ‘Supermanoela’. Foi a única que eu assisti", disse o pescador José Alzimiro.

Na década de 1980, o coqueiral dividia espaço com grandes casas na beira-mar. Hoje, essas construções se multiplicaram e as ruas ganharam condomínios. A antiga vila agora é uma grande área de comércio.

Com 42 anos, a comerciante Edilene Chalaça é testemunha dessa transformação. “Comecei vendendo na praia peixe frito, caranguejo e cocada", lembrou. Ela aprendeu a bordar e abriu uma loja em Porto para vender as peças. “Eu nunca podia imaginar que hoje eu estaria assim [fabricando e vendendo roupas]”, falou.

O que a Rede Globo Nordeste terá para mostrar no futuro depende muito da preservação do meio ambiente. E a emissora estará lá para registrar o tempo que está para chegar.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.