terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeito tenta reagir à sangria

João da Costa incrementa agenda administrativa para melhorar avaliação da gestão



Em meio ao vendaval que começou a soprar contra o seu projeto de reeleição, com a entrada do secretário estadual de Governo, Maurício Rands (PT), para disputar a prévia no partido, o prefeito João da Costa está tentando reagir. Passou a dar carga em agendas positivas, procurando desmontar a tese levantada pela tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), de que o comando da prefeitura deve ser substituído porque ele não reuniu as condições políticas para representar o partido na corrida sucessória. 

Ontem, o prefeito anunciou o reajuste salarial dos conselheiros tutelares do Recife, que passou de R$ 1,5 mil para R$ 2,5 mil. Um aumento de 66%. João da Costa também está em vias de aprovar um reajuste de 7,3% para os servidores municipais, que deve ser votado até amanhã na Câmara do Recife. Serão beneficiados 30 mil servidores. Na semana passada, a prefeitura anunciou o perdão de dívidas tributárias referente ao ISS para ligas e federações esportivas. 

No anúncio de reajuste na Prefeitura do Recife, o prefeito evitou o clima de campanha, mas os próprios conselheiros e a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, se encarregaram de levantar a bola de João da Costa. “O senhor ontem (anteontem) não teve o direito de gritar o gol. O gol é hoje com o direito da criança e do adolescente”, disse. 

O representante dos conselheiros tutelares, Iran Santos, reforçou o discurso da secretária, ao dizer que não era todo gestor que fazia gol. “Este prefeito fez este gol (reestruturar o conselho e dar o reajuste). Nossas chagas se transformam em cicatrizes e todos nós, capitaneados pelo senhor, seremos felizes”, afirmou. 

Questionado pela imprensa sobre a declaração de Maurício Rands, de que iria relançar o modo petista de governar, o prefeito alegou que os debates internos antes da prévia serão os espaços adequados para a troca de ideias. “A prévia está marcada e no calendário tem espaço para os debates. Quando tiver vou discutir com Rands. Sou prefeito e tenho que cuidar da cidade”, despistou. 

Ontem, o secretário de Cultura, Renato L, comunicou ao prefeito a  sua saída. Ele ficará no cargo até a próxima segunda-feira, quando ocorrerá a transição. O secretário de Saúde, Gustavo Couto, também já acertou sua saída para a próxima semana. O ex-secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, pediu exoneração semana passada para coordenar a campanha de Rands. Todos são da CNB. 

Fonte: Diário de PE/Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.