quinta-feira, 7 de março de 2013

Ibama e Cipoma apreendem 10 mil caranguejos em feira livre no Cabo, PE

O Ibama, em parceria com a Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar (Cipoma), realizou, neste sábado (2), uma apreensão de 10 mil caranguejos na Feira Livre do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul de Pernambuco. Os crustáceos apreendidos haviam sido capturados ilegalmente para comercialização.

Até último domingo (3), a captura e a venda de caranguejos estão proibidas por causa do período de reprodução dos animais. A proibição também acontece entre os dias 12 e 17 de março e de 28 de março a 02 de abril.

De acordo com o coordenador da Operação Uçá II, Antônio Luiz, ninguém foi autuado, porque os vendedores fugiram assim que viram a chegada dos fiscais. “Na primeira operação, conseguimos autuar uma pessoa nessa mesma feira do Cabo”, disse. Antônio acredita que haverá outras operações ainda este ano para combater a captura ilegal.

Considerado crime ambiental, capturar e comercializar caranguejos em época de reprodução pode resultar em processo e no pagamento de uma multa que varia de R$ 700 a R$ 1.000. “Guaiamum no defeso também está proibido agora, e a fêmea da espécie é proibida de ser comercializada o ano todo”, explicou o coordenador.

Quem quiser comercializar, nesta época de reprodução dos crustáceos, deve comprovar antecipadamente ao Ibama que possui estoque.



Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.