segunda-feira, 18 de março de 2013

Hanseníase e verminoses: campanha nacional é lançada em PE

Projeto é uma parceria estadual e federal

Escolhido como sede para o lançamento nacional da campanha de hanseníase e geohelmintíase (verminoses) por sua política prioritária ao enfrentamento dessas doenças, o Estado de Pernambuco reúne, nesta segunda-feira (18/03), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. O encontro para falar sobre a iniciativa será na Escola Municipal São João Batista (Av. Anibal Benévolo, n° 1800), no bairro da Linha do Tiro, no Recife, a partir das 8h.

Com o slogan “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem como meta identificar, no período de 18 a 22 de março, os casos suspeitos em estudantes de 5 a 14 anos de escolas públicas. O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e detectar comunidades em que a hanseníase e verminoses ainda persistem. No Estado, a campanha acontecerá em 96 municípios prioritários do projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas desenvolvido pela SES. Espera-se que nesses municípios sejam trabalhadas aproximadamente 4.200 escolas e cerca de 798 mil alunos sejam beneficiados com essas ações.

“Para o diagnóstico da hanseníase nas unidades educacionais os pais preencherão fichas de autoimagem. Os formulários trazem o desenho do corpo humano e os responsáveis identificam e marcam o local da macha, além de responderem questionamentos sobre tempo da mancha, cor, entre outros. As fichas sugestivas com manchas de hanseníase serão encaminhadas para avaliação. Se efetivar o diagnóstico, o jovem terá tratamento e acompanhamento na Rede de Atenção Básica de Saúde. Para casos de verminoses (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia), será feito tratamento quimioprofilático, com a entrega de medicamento os alunos nas salas de aula”, explica a coordenadora do Programa de Hanseníase da SES, Raissa Alencar.

A campanha conta com o envolvimento das secretarias estaduais e municipais de Educação, Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE), a organização internacional Nederlandse Stichting voor Leprabestrijding e o Movimento de Reintegração das Pessoas com Hanseníase (Morhan), além da Pastoral da Saúde.

Dados sobre as doenças em Pernambuco:

Hanseníase: Foram detectados no ano de 2012 no Estado 2.554 casos na população geral, sendo 261 em menores de 15 anos,estamos classificados na 9a e 5a colocação respectivamente no País. Sendo que na região Nordeste a 3a na população geral e 2a em menores de 15 anos. A Região Metropolitana do Recife concentra 62% dos casos na população geral e 80 % em menores de 15 anos.

Geohelmintíases: São definidas como um conjunto de vermes intestinais que tem sua transmissão favorecida pelas precárias condições de saneamento e poluição do solo com dejetos humanos. Em 2012 foram realizados 86.724 exames de fezes onde 12.554 foram positivos para diferentes vermes intestinais com maior frequência para Ascaris lumbricoides (lombriga).

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.