sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Seca diminui em 20% a produção de coco e faz subir preço em PE

Além da estiagem, calor e turismo no verão colaboram para o aumento. Na areia da praia, a unidade pode ser vendida por até R$ 3,50.


O preço do coco nas praias e centros de distribuição do Nordeste disparou. O motivo para a alta é que a seca diminuiu em 20% a produção de coco em 2012 na região, de acordo com o Sindicato dos Produtores de Coco em Pernambuco(Sindcoco), se comparado com o ano anterior.

Na Central de Abastecimento do Recife (Ceasa), o movimento não diminuiu, mas os vendedores estão pagando mais caro pelo cento do coco. Consequentemente, o produto está sendo vendido a um preço ainda mais alto. Joseane Lourenço é comerciante e percebe a alta. "Hoje eu estou pagando 120, 140 reais na centena de coco. Depende da região que eu compro. Ano passado a gente comprava a 80, 90 reais", afirma. A compra dela vem de outros estados como Bahia e Sergipe.

Antes, eram produzidos 37 milhões de unidades. Em 2012, este número caiu para 30 milhões. Para o presidente do Sindcoco, Francisco Porto, há vários fatores que influenciam o aumento. "Primeiramente a seca. Segundo, por consequência da seca, o aumento do consumo por causa do calor. Terceiro pela quantidade de turistas que vêm para o Nordeste, isso atrai o consumo não só para a nossa região, mas também para todo o Brasil", afirma Francisco.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.