quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nova espécie de porco-espinho é descoberta por cientistas brasileiros

Animal habita trecho preservado de Mata Atlântica, em Pernambuco. Maior ameaça à espécie são os humanos, dizem pesquisadores da UFPE.

Animal da espécie 'Coendou speratus', cujo nome remete à palavra em latim para esperança (Foto: Antonio Rossano Mendes/UFPE/AP)

Uma nova espécie de porco-espinho foi descoberta no estado de Pernambuco, em uma área preservada de Mata Atlântica, e descrita em um estudo publicado na última semana no periódico científico "Zootaxa". O animal foi identificado por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor de zoologia Antônio Rossano Mendes Pontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O animal, coberto com espinhos castanho-escuros com a ponta avermelhada, é conhecido pelos moradores da região como "coandu-mirim", segundo a agência de notícias Associated Press. Ele foi batizado de Coendou speratus pelos pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.