quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Entrevista com Mysso Cruz

FALANDO COM GENTE DA GENTE



Mysso Cruz, filho natural de Água Preta, é ator e diretor do grupo teatral da cidade, considerado uma revelação e grande talento da nossa terra. Num papo bastante descontraído falou para o Blog Vivendo Água Preta um pouco da sua trajetória.

BVA - De onde vem essa veia artística? 

Mysso: Vem da minha mãe. Minha mãe canta bem pra caramba! Tenho uma irmã que cantava maravilhosamente bem, ela ia à feira livre e comprava cordel pra mim e meu irmão que líamos muito, nos divertíamos demais! Acredito que a literatura de cordel foi a minha maior influência.

BVA - Você sempre quis ser ator? Fale um pouco da sua trajetória. 

Mysso: Eu costumava ralar carvão no chão e passava no rosto só pra ter o prazer de fazer as pessoas sorrirem (risos), era muito divertido! Todas as noites juntava uma turma de amiguinhos pra ouvir minhas estórias que muitas vezes era inventada, a arte cênica já vivia em mim e eu não sabia, mesmo assim o meu sonho era ser cantor.

BVA - Mysso Cruz é um nome artístico ou seu verdadeiro nome? 

Mysso: É o meu nome verdadeiro sim! É que o meu nome é Edmilson José da cruz. então o Mysso foi extraído do Edmilson. Loucura né?(risos)

BVA - Há algum personagem no teatro que você sonha interpretar? Você acha que leva mais jeito para drama ou comédia?

Mysso: Sonho fazer um espetáculo infantil com muitos efeitos especiais sabe? Muita luz, muita fantasia numa mega produção. Mas eu não tenho um personagem específico não! E respondendo a segunda pergunta: Acredito piamente que a comédia corre nas minhas veias, sou apaixonado por essa área. Lembro que lá no início, acho que em 1996, fui fazer uma peça dramática sobre drogas, eu fazia um personagem que sofria muito, mas cada vez que eu falava, as pessoas riam muito e não era pra rir, aquilo me deixou muito triste e acreditando que eu seria o pior ator do mundo (risos) mas depois fui descobrindo que minha vida é uma palhaçada no bom sentido é claro!(risos)

BVA - Desde sua origem em 1564, ano de nascimento do gênio do teatro William Shakespeare, o teatro tem passado por bastante mudanças, inovações e ainda é a arte popular que mais envolve o público, o que você acha da valorização do teatro no Brasil?

Mysso: O teatro tem um poder de persuasão incrível! Mas, muitas pessoas confundem valorização com elogios, não estou dizendo que elogios é ruim, claro que nos faz bem, contudo o que falta é mais investimento, existem muitos talentos no Brasil sem oportunidades, sabe? E as pessoas estão perdendo a sua cultura e adotando uma ''cultura'' de fora que não é legal. E tem mais, tudo é muito limitado, se o dinheiro que chega para a cultura não é repassado devidamente, com certeza essa verba irá para um lugar ilícito. 

BVA - O Blog Vivendo Água Preta vem acompanhando esse seu momento especial, considerado uma revelação de talento da nossa terra e no momento está sendo tão valorizado pelo atual governo municipal, sendo contratado para fazer filmes da gestão e com espaço, o que você espera de agora em diante das futuras gestões municipais em relação ao grupo teatral da cidade?

Mysso: É verdade que estou sendo bem valorizado na nossa cidade, na questão de apoio e incentivo. Espero do fundo do meu coração, que eles deem continuidade a esse trabalho tão bonito que tem dado tão certo, e que contratem profissionais competentes e que conheçam bastante sobre a arte cênica. 

BVA - Tem muita gente torcendo por você, para vê-lo atuando em palcos de grandes teatros e até mesmo em emissoras de TV, o que você acha? É um projeto? 

Mysso: Sim, com certeza! Mas, por incrível que pareça gostaria de trabalhar na tv como roteirista e não como ator, como ator prefiro os palcos (risos)

BVA - O seu incentivo e a sua motivação irá gerar novos talentos, você já percebe outros grandes talentos surgindo dentro do grupo teatral de Água Preta?

Mysso: Claro que sim! Tenho o maior orgulho em falar de talentos brilhantes como: Cassiano Filho, que é um grande ator, o descobri no Educandário Imaculada Conceição quando eu dava aulas de teatro lá, ele tinha 9 anos, hoje está com 16 anos e é um líder! Trabalha diretamente comigo. Posso citar também Jadson, Jéssica, entre outros.

BVA - Qual conselho você daria para um jovem que deseja entrar na arte cênica? 

Mysso: Sempre lembrar que o ator não tem limites. Ser humilde, trabalhar com amor, ator não tem sexo, religião, nem cor. Falo isso na forma de está disposto a fazer qualquer personagem. 

BVA - Como agente formador de opinião, qual a mensagem para o povo de Água Preta, em relação à escolha dos futuros governantes?

Mysso: Não se vender porque o voto não tem preço,, quem se vende é covarde e não se preocupa com o futuro da sua cidade. 



Rapidinhas 

Cor: preto 

Ídolo : Cassiano Filho e Matheus Natergale 

Mania: escrever 

Hobby: Tocar violão 

Frase: ''A morte não dói, o que dói é a vida em uma sociedade injusta'' 




3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do Blog! Mysso é um excelente ator e ainda vamos ouvir falar muito nele!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que linda entrevista. Sou fã do Mysso. Que fiquei muito emocionado lendo tudo isso. Parabéns ao Blog.

    Profº Lucas Alves - Água Preta - PE

    ResponderExcluir
  3. parabens misso cruz e sempre bom sabermos sobre gente da gente voce e uma das minhas expiraçao ;;;;;;;;;;;;;;; como voce sempre disse a arte nao tem limites. parabens mestre gleicinha

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.