sábado, 16 de junho de 2012

Investimentos para museus pernambucanos neste ano ultrapassam os 29 milhões

Reunião entre Fundarpe e Ibram definem estratégias de ação para elaboração dos projetos de implementação dos recursos federais para melhoria dos museus da RMR


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) reuniu instituições museais e museólogos pernambucanos desde a última terça-feira (12/6) no Conexões Ibram, realizado na Fundação Joaquim Nabuco no Derby, para discutir as ações de política pública voltadas para o setor. Durante o evento que encerrou suas atividades na tarde de hoje (15/6), Ibram e Fundarpe elaboraram as estratégias para a modernização dos museus da Região Metropolitana do Recife.

Nos dias 13 e 14 deste mês, Célio Pontes, diretor de Gestão de Equipamentos da Fundarpe, e os técnicos do Ibram Cícero de Almeida, coordenador de Patrimônio Museológico, Patricia Albernaz e Ena Colnago, coordenadoras de difusão e desenvolvimento de parceria do departamento difusão, fomento e economia dos museus, estiveram reunidos para traçar um cronograma de ações a serem implantadas pelos museus a fim de consolidarem seus projetos de melhorias de estruturas para adequarem-se às demandas consecutivas da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.

Segundo o planejamento, os 60 museus localizados na Região Metropolitana do Recife devem inscrever seus pré-projetos, elencando suas necessidades, para participarem de um processo seletivo que irá distribuir o recurso federal de quase 30 milhões repassados através de emendas parlamentares do deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) e da bancada da câmara. “O importante dessa ação é planejar a forma como este recurso será aplicado, os museus devem construir seus projetos identificando pontos pertinentes que tragam melhorias para seus equipamentos”, esclareceu Célio Pontes, lembrando ainda que cada museu pode enviar projetos de até R$ 1,5milhão para a Fundarpe no período de 1 de julho a 15 de setembro deste ano.

Os projetos propostos pelos museus pernambucanos podem contemplar diversas áreas museais, como acessibilidade, programação expositiva e cultural, ampliação de área, restauração, requalificação e informatização de acervos, por exemplo.

II Fórum Estadual de Museus
Durante toda esta sexta-feira (15/6), a programação do Conexões Ibram cedeu espaço para a realização do II Fórum Estadual de Museus. Ao fim do fórum, os museólogos avaliaram a maneira como Pernambuco está caminhando na implementação do Sistema Nacional de Museus e elegeram as proposições que o estado irá levar para o Fórum Nacional de Museus que acontecerá no segundo semestre. “A discussão do fórum serve para mediar a performance do estado diante do Sistema Nacional de Museus, fazer um diagnóstico das propostas que enviamos para o Fórum Nacional passado e o mais importante é a criação da primeira rede de museus e a necessidade de reunir forças para a implementação do Sistema Estadual de Museus e do Estatuto Estadual de Museus”, esclareceu Gabriela Severien, museóloga da Fundarpe.

Fonte: Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.