terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi do Palmares


O líder negro é referência até os dias de hoje quando o assunto é luta pela liberdade. A data de 20 de novembro, escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra, é uma homenagem a ele.
Ainda criança, Zumbi foi pego por soldados em um dos povoados do quilombo e entregue para o padre Antonio Melo, que o educou e batizou com o nome de Francisco.
Em 1670, aos quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o quilombo, onde mais tarde seria o último e mais famoso líder de Palmares.
A palavra quilombo era usada para denominar um lugar de pouso para povos nômades, mas no Brasil passou a ter o sentido de "comunidade", onde muitas pessoas viveram.
Palmares ficava na então capitania de Pernambuco, na Serra da Barriga. Hoje, a região pertence ao município de União dos Palmares, em Alagoas.
Palmeiras , Eles deram esse nome ao lugar pela grande quantidade de palmeiras na região. No entanto, os moradores o chamavam de Angola Janga, que significava Angola Pequena.
Sobrinho de Ganga Zumba ex-líder. Em 1680, aos 25 anos, Zumbi tornou-se líder de Palmares, substituindo o tio e comandando a resistência contra as tropas do governo.
Homenagens Póstuma - Em 2003, a data foi escolhida como o Dia da Consciência Negra e em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a ligação entre esta data e o Dia Nacional do Zumbi.
Em 1695, aos 40 anos, Zumbi foi traído por um companheiro e assassinado por bandeirantes após anos lutando contra a escravidão e a favor da liberdade cultural dos negros.
A cabeça de Zumbi foi cortada e exposta para servir de exemplo aos negros, que passaram a ser lembrados sobre o fim de Palmares e ameaçados a morrer como seu líder.
A oficialização da data, instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, conscientizando os estudantes sobre o valor da população negra.

Fonte: Site www.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo. Agradecemos a sua participação através de elogios, sugestões ou reclamações, queremos saber da sua opinião sobre o nosso blog! Um grande abraço.