quinta-feira, 26 de março de 2015

Ato pró-Dilma

Presidente do PT convoca militância para contrapor ato contra o governo. O ato pró-Dilma acontecerá doze dias antes do manifesto anti-governo, previsto para 12 de abril.

AE

O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nesta quinta-feira (26), um vídeo convocando "a militância e os amigos do PT" para o que chamou de "um grande agito" em diversas cidades no próximo dia 31. A exemplo do que aconteceu às vésperas dos protestos anti governo do dia 15 de março, o PT conta com o apoio de algumas centrais sindicais, entre elas a CUT, e movimentos sociais, como o MST, para tentar contrapor um novo ato anti-Dilma, que já está sendo organizado para o dia 12 de abril.

As manifestações promovidas no dia 13 de março pela CUT, UNE e MST em 23 Estados, a dois dias dos protestos que pediram o "Fora Dilma", foram marcadas pela exaltação da presidente Dilma Rousseff, discursos "contra a privatização" da Petrobras e ataques aos grupos que pedem o impeachment da petista.

Segundo Falcão, esse novo ato do dia 31 terá praticamente as mesmas bandeiras. "Nós vamos nos mobilizar em todas as cidades, fazer pequenos atos, plenárias, panfletagem. PT na rua em defesa da democracia, da Petrobras, dos direitos dos trabalhadores e contra a corrupção e reforma política", afirmou o presidente petista no vídeo.

Sem mencionar diretamente os atos antigoverno, Falcão criticou indiretamente aqueles que pedem intervenção militar e a volta da ditadura. "Vamos nessa. Democracia sempre mais, ditadura nunca mais", afirmou. Falcão disse ainda que em São Paulo vai haver uma grande concentração na quadra dos bancários no noite do dia 31.

Nos atos pró-governo do dia 13, em São Paulo, participaram cerca de 12 mil pessoas, segundo a Polícia Militar - os organizadores falaram em 100 mil. Já os atos anti-Dilma reuniram na capital paulista um milhão de pessoas na conta da PM e 210 mil conforme o Datafolha.

Fonte: Diáro de Pernambuco

Dia Nacional do Circo e do Artista Circense



Pernambuco celebra Dia Nacional do Circo e do Artista Circense. Recife, Olinda e mais sete cidades recebem programação comemorativa

Programação gratuita atinge nove municípios pernambucanos.

Para celebrar mais um 27 de março com os artistas, grupos e trupes que transformam proeza e ousadia em espetáculo, o Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, vai promover atividades em nove municípios pernambucanos. A programação, inteiramente gratuita, inclui apresentações nos circos itinerantes espalhados na Região Metropolitana e também no interior do estado, na sexta-feira (27). Já no domingo (29), uma Mostra Circense, com vários números, vai ocupar a Avenida Alfredo Lisboa – Bairro do Recife, dentro do projeto Recife Antigo de Coração.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou, por mais de trinta anos, o Circo Piolim. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto (São Paulo). Conhecido mundialmente, Piolim se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

“Antes da popularização da televisão e do cinema, a chegada de um circo em uma cidade simbolizava motivo de festa e alegria para adultos e crianças. Além de palhaços, mágicos, malabaristas e outras atrações, as companhias [circenses] permitiam que as pessoas se reunissem e divertissem por horas e, o que é melhor, por um preço acessível a todos os bolsos. O circo encanta a todo mundo. E a nossa intenção, com essa programação, é dar visibilidade e fortalecer cada dia mais a atuação dos grupos e artistas circenses em nosso Estado”, disse Márcia Souto, presidente da Fundarpe, sobre a importância da ação.

No total, nove companhias pernambucanas vão abrir, na sexta-feira (27), as lonas de seus picadeiros para que o público assista gratuitamente aos espetáculos que costumam apresentar pelas cidades por onde passam. “Como proprietária e artista, é uma honra poder participar dessa ação. É um momento de celebrarmos, junto à plateia – razão maior de nossa arte, essa data tão simbólica para o nosso trabalho e de mostrar também que, embora não tenhamos muito espaço para nossas apresentações, o circo continua vivo e atuante”, afirmou Madalena Smith, que comanda atualmente o Empyre Circus, ao lado do marido Rogério Smith.

Já no domingo (29), com o apoio da Prefeitura do Recife, as atividades circenses ocuparão a Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo. “Vamos contar com números de malabarismo, dos Irmãos Michel, contorcionismo, da Cia. Brincante, mágica, com os ilusionistas Rapha Santa Cruz e Ryan Rodrigues, banda de palhaços, da Cia. Dois em Cena, e a presença especial de Índia Morena, Patrimônio Vivo da nossa cultura”, disse Suenne Sotero – Assessora de Artes Circenses da Secult-PE.

Confira a programação completa abaixo:

Sexta-feira, 27/3

APRESENTAÇÕES GRATUITAS


CIRCO ALVES

Cabo de Santo Agostinho – na Pracinha da Charneca

20h30

Caravana Tapioca


CIRCO BAMBOLÊ


Jordão Baixo (Recife), na entrada do Cajá, próximo ao canal.

20h30

Jaqueson Santana


CIRCO MÁGICO ALAKAZAM


Toritama – Valentim, na beira do canal.

20h30

***

CIRCO DO PALHAÇO MALUQUINHO

Abreu e Lima – Matinha, próximo à Prefeitura, na Vila das Caixas.

20h30

Mickael Marvey


COLÔMBIA CIRCO

Escada – Alvorada, próximo à entrada do Restaurante Alfredão.

20h30

***

CIRCO SAN MARINO

São Caetano

20h30

***

DISNEY CIRCO

Na entrada de Lagoa do Carro

20h30

***

EMPYRE CIRCO

Olinda – Ouro Preto, na Rua Salomão – Campo do Cecopão, próximo ao Santuário Mãe Rainha e da Rede Globo.

20h30

Trupe Circuluz


NAWELLINGTON CIRCO

Paulista – Maranguape I, por trás do SAMU.

20h30

Trupe Pernilongos

Domingo, 29/3

MOSTRA DE NÚMEROS CIRCENSES – RECIFE ANTIGO

Williams Sant’Anna – Centro Carcará (Mestre de Cerimônia)

16h

Avenida Alfredo Lisboa, Recife Antigo.

Gran Londres Circo – Índia Morena

Irmãos Michel

Cia. 2 em Cena

Escola Pernambucana de Circo

Cia. Brincantes de Circo


Palhaço Pinóquio


Mágico Ryan Rodrigues


Mágico Rapha Santa Cruz


Fonte: www.cultura.pe.gov.br/