sábado, 24 de novembro de 2012

Homenagem ao Rio Una - 24 de Novembro - Dia Nacional do Rio



Rio Una
Jorge de Altinho


Lá vai o rio Una vai correndo a galopar
Lá vai o rio Una vai correndo para o mar

É que ele nasce pelas bandas de Capoeiras
Vai descendo as cachoeiras
Ligeiro que nem o vento
Chega em são bento ele sorri de alegria
A correnteza ta dizendo
Se eu pudesse eu não descia

Lá vai o rio Una vai correndo a galopar
Lá vai o rio Una vai correndo para o mar

Pede licença e entra em Cachoeirinha
É quando vê quatro vaquinhas
                                                               
Bebendo do seu produto
Se eu pudesse
Eu dedmorava um tiquinho
Mas vou passar em Altinho
Nem que seja um minuto
chega em altinho
Ele se alegra e se agita
Quando vê a moça bonita
Na barreira matutina
Para Agrestina ele corre com emoção
As águas batendo nas pedras
Até parece uma canção

Lá vai o rio Una vai correndo a galopar
Lá vai o rio Una vai correndo para o mar

Chega em Palmares
Ele mata a saudade
Passa dentro da cidade
valente como um leão
Em água preta ele deixa de ser arisco
Respeita o padre Francisco
e pede a sua benção
Aí ele entristece
e bota pra chorar
Se despede de barreiros
E emboca pra dentro do mar.

24 de Novembro - Dia do Rio


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi do Palmares


O líder negro é referência até os dias de hoje quando o assunto é luta pela liberdade. A data de 20 de novembro, escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra, é uma homenagem a ele.
Ainda criança, Zumbi foi pego por soldados em um dos povoados do quilombo e entregue para o padre Antonio Melo, que o educou e batizou com o nome de Francisco.
Em 1670, aos quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o quilombo, onde mais tarde seria o último e mais famoso líder de Palmares.
A palavra quilombo era usada para denominar um lugar de pouso para povos nômades, mas no Brasil passou a ter o sentido de "comunidade", onde muitas pessoas viveram.
Palmares ficava na então capitania de Pernambuco, na Serra da Barriga. Hoje, a região pertence ao município de União dos Palmares, em Alagoas.
Palmeiras , Eles deram esse nome ao lugar pela grande quantidade de palmeiras na região. No entanto, os moradores o chamavam de Angola Janga, que significava Angola Pequena.
Sobrinho de Ganga Zumba ex-líder. Em 1680, aos 25 anos, Zumbi tornou-se líder de Palmares, substituindo o tio e comandando a resistência contra as tropas do governo.
Homenagens Póstuma - Em 2003, a data foi escolhida como o Dia da Consciência Negra e em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a ligação entre esta data e o Dia Nacional do Zumbi.
Em 1695, aos 40 anos, Zumbi foi traído por um companheiro e assassinado por bandeirantes após anos lutando contra a escravidão e a favor da liberdade cultural dos negros.
A cabeça de Zumbi foi cortada e exposta para servir de exemplo aos negros, que passaram a ser lembrados sobre o fim de Palmares e ameaçados a morrer como seu líder.
A oficialização da data, instituiu a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, conscientizando os estudantes sobre o valor da população negra.

Fonte: Site www.bol.uol.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dilma homenageia Luiz Gonzaga e entrega Ordem do Mérito Cultural a 41 premiados


Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura 
nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, 
Fafá de Belém e Regina Casé. Foto: Antonio Cruz/ABr


Espaço de lançamento de programas governamentais com autoridades da política e da economia, o Salão Nobre do Palácio do Planalto foi ocupado hoje (5) por artistas e intelectuais durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural. No total, foram 41 premiados entre intelectuais e instituições.

Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural homenageia uma personalidade. Este ano, o escolhido foi o compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, pelo centenário de seu nascimento. Mandacarus, planta comum no Nordeste, compunham a decoração e músicas interpretadas pelo Rei do Baião foram tocadas durante a cerimônia. Elba Ramalho e Chambinho do Acordeão entoaram Asa Branca, música consagrada na voz de Gonzaga.


Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé. Foto: Antonio Cruz/ABr

“Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre. A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra manifestação da atividade humana”, destacou a presidenta Dilma Rousseff. “Acultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes etnias e costumes”, completou a presidenta.

Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

Entre as personalidades premiadas por atuar em trabalhos sociais está o cacique Almir Suruí, reconhecido internacionalmente por ter denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) a exploração ilegal de madeira em terras indígenas e por lutar pelos direitos dos índios.

O Movimento Gay de Minas Gerais, o Museu Histórico Nacional, a Orquestra Popular Bomba do Hemetério e o Bloco Afro Olodum estão entre as instituições premiadas. A lista completa dos agraciados está no site do Ministério da Cultura.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou a dificuldade de selecionar os homenageados em um país com tantos talentos. "A dificuldade é grande, mas creio que contemplamos entre eles alguns que já são consagrados pela população e outros já notáveis pela atuação em seus segmentos", disse.

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra foi dada pela presidenta da República.

A homenagem aos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural será encerrada com um jantar oferecido pela presidenta Dilma Rousseff hoje (5) no Palácio do Planalto.

Fonte: Agência Brasil