sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pernambuco é só chegar!

Encerrando as comemorações do mês do folclore, assista o vídeo:



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comício do 12

Em Água Preta no último domingo, dia 26, o candidato a prefeito Armando Souto (PDT) da coligação Mudar Pra Fazer, realizou um grande comício com passeata e carreata, uma onda laranja invadiu as ruas da cidade e mesmo com chuva o evento foi considerado muito bom pela quantidade de eleitores que compareceram com muita alegria e vibração. Apesar de ter a sua candidatura impugnada pelo TRE, Armando Souto subiu o palanque confiante de que o povo quer mudança e que estará disputando as eleições no dia 7 de outubro,  de acordo com o seu discurso. O palanque do comício foi montado no Bairro de Jiquiá e segundo Gláucio Souto da coordenação, a estimativa de público foi de 7.000 a 8.000 pessoas que compareceram ao evento. Além do grupo de Armando Souto e seu vice Tiago Barreto, também estavam presentes no palanque autoridades locais e candidatos a vereadores. O comício teve início às 16 horas e começou com o discurso de Antônio Pedro, ex vice-prefeito do atual gestor. A pauta dos discursos da oposição foi recheada de ataques e críticas ao candidato e atual prefeito Eduardo Coutinho (PSB).



Blog Vivendo Água Preta - Eleições 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brincadeiras Populares do nosso Folclore


amarelinha
Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas, são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país. O mês de Agosto é dedicado ao folclore por isso por isso o Portal Brasil Cultura apresenta abaixo algumas brincadeiras famosas e interessantes que ainda hoje agradam as crianças de diversas faixas etárias.





pipa
Pipa: Também conhecida como papagaio, pandorga, raia, é geralmente uma brincadeira para meninos, e são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel o menino pode manusea-la nos céus. Entretanto é bom lembrar que as pipas não vem ser soltas perto  da rede elétrica já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia, ou no campo.








esconde_esconde
Esconde-esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

pega




Pega-pega: Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


bola-de-gude


Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro, são jogadas num circulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tira-la de dentro do circulo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.




34--bafo bafo
Bate figurinha: Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas, as que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que  ninguém saia no prejuízo.







03piao
Roda Pião: Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.  Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Além de todas estas brincadeiras antigas também temos no folclore brasileiro muitos contos, danças, festas e lendas que podem divertir as crianças e transmitir-lhes a nossa cultura popular.





Fonte: BRASIL CULTURA

Folclore - Adivinhas



As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

Alguns exemplos de adivinhas:

- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro

- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo

- Ele é magro pra chuchu, tem entes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão

- O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua

- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio

- Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

- O que é o que é que sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.

- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.

- Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta: a pedra de gelo.

- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!

- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
Resposta: uma ervilha dando à luz

- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.

- O que é o que é que esta sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta: a letra U

- O que é o que é que anda com os pés na cabeça?
Resposta: o piolho

- É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta: arara.

Fonte: Brasil Cultura

DANÇAS POPULARES

CABOCLINHO


DANÇAS POPULARES

FREVO



DANÇAS POPULARES

MARACATU RURAL


DANÇAS POPULARES

MARACATU




Promoção do mês do Folclore


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Entrevista com Mysso Cruz

FALANDO COM GENTE DA GENTE



Mysso Cruz, filho natural de Água Preta, é ator e diretor do grupo teatral da cidade, considerado uma revelação e grande talento da nossa terra. Num papo bastante descontraído falou para o Blog Vivendo Água Preta um pouco da sua trajetória.

BVA - De onde vem essa veia artística? 

Mysso: Vem da minha mãe. Minha mãe canta bem pra caramba! Tenho uma irmã que cantava maravilhosamente bem, ela ia à feira livre e comprava cordel pra mim e meu irmão que líamos muito, nos divertíamos demais! Acredito que a literatura de cordel foi a minha maior influência.

BVA - Você sempre quis ser ator? Fale um pouco da sua trajetória. 

Mysso: Eu costumava ralar carvão no chão e passava no rosto só pra ter o prazer de fazer as pessoas sorrirem (risos), era muito divertido! Todas as noites juntava uma turma de amiguinhos pra ouvir minhas estórias que muitas vezes era inventada, a arte cênica já vivia em mim e eu não sabia, mesmo assim o meu sonho era ser cantor.

BVA - Mysso Cruz é um nome artístico ou seu verdadeiro nome? 

Mysso: É o meu nome verdadeiro sim! É que o meu nome é Edmilson José da cruz. então o Mysso foi extraído do Edmilson. Loucura né?(risos)

BVA - Há algum personagem no teatro que você sonha interpretar? Você acha que leva mais jeito para drama ou comédia?

Mysso: Sonho fazer um espetáculo infantil com muitos efeitos especiais sabe? Muita luz, muita fantasia numa mega produção. Mas eu não tenho um personagem específico não! E respondendo a segunda pergunta: Acredito piamente que a comédia corre nas minhas veias, sou apaixonado por essa área. Lembro que lá no início, acho que em 1996, fui fazer uma peça dramática sobre drogas, eu fazia um personagem que sofria muito, mas cada vez que eu falava, as pessoas riam muito e não era pra rir, aquilo me deixou muito triste e acreditando que eu seria o pior ator do mundo (risos) mas depois fui descobrindo que minha vida é uma palhaçada no bom sentido é claro!(risos)

BVA - Desde sua origem em 1564, ano de nascimento do gênio do teatro William Shakespeare, o teatro tem passado por bastante mudanças, inovações e ainda é a arte popular que mais envolve o público, o que você acha da valorização do teatro no Brasil?

Mysso: O teatro tem um poder de persuasão incrível! Mas, muitas pessoas confundem valorização com elogios, não estou dizendo que elogios é ruim, claro que nos faz bem, contudo o que falta é mais investimento, existem muitos talentos no Brasil sem oportunidades, sabe? E as pessoas estão perdendo a sua cultura e adotando uma ''cultura'' de fora que não é legal. E tem mais, tudo é muito limitado, se o dinheiro que chega para a cultura não é repassado devidamente, com certeza essa verba irá para um lugar ilícito. 

BVA - O Blog Vivendo Água Preta vem acompanhando esse seu momento especial, considerado uma revelação de talento da nossa terra e no momento está sendo tão valorizado pelo atual governo municipal, sendo contratado para fazer filmes da gestão e com espaço, o que você espera de agora em diante das futuras gestões municipais em relação ao grupo teatral da cidade?

Mysso: É verdade que estou sendo bem valorizado na nossa cidade, na questão de apoio e incentivo. Espero do fundo do meu coração, que eles deem continuidade a esse trabalho tão bonito que tem dado tão certo, e que contratem profissionais competentes e que conheçam bastante sobre a arte cênica. 

BVA - Tem muita gente torcendo por você, para vê-lo atuando em palcos de grandes teatros e até mesmo em emissoras de TV, o que você acha? É um projeto? 

Mysso: Sim, com certeza! Mas, por incrível que pareça gostaria de trabalhar na tv como roteirista e não como ator, como ator prefiro os palcos (risos)

BVA - O seu incentivo e a sua motivação irá gerar novos talentos, você já percebe outros grandes talentos surgindo dentro do grupo teatral de Água Preta?

Mysso: Claro que sim! Tenho o maior orgulho em falar de talentos brilhantes como: Cassiano Filho, que é um grande ator, o descobri no Educandário Imaculada Conceição quando eu dava aulas de teatro lá, ele tinha 9 anos, hoje está com 16 anos e é um líder! Trabalha diretamente comigo. Posso citar também Jadson, Jéssica, entre outros.

BVA - Qual conselho você daria para um jovem que deseja entrar na arte cênica? 

Mysso: Sempre lembrar que o ator não tem limites. Ser humilde, trabalhar com amor, ator não tem sexo, religião, nem cor. Falo isso na forma de está disposto a fazer qualquer personagem. 

BVA - Como agente formador de opinião, qual a mensagem para o povo de Água Preta, em relação à escolha dos futuros governantes?

Mysso: Não se vender porque o voto não tem preço,, quem se vende é covarde e não se preocupa com o futuro da sua cidade. 



Rapidinhas 

Cor: preto 

Ídolo : Cassiano Filho e Matheus Natergale 

Mania: escrever 

Hobby: Tocar violão 

Frase: ''A morte não dói, o que dói é a vida em uma sociedade injusta'' 




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Falando com gente da gente

O Blog Vivendo inicia essa semana estreiando uma nova página Falando com gente da gente, que trará entrevistas num papo bastante descontraído com talentos da nossa terra. Aguardem!

Comício do 40


O primeiro grande comício da coligação “ÁGUA PRETA MUITO MAIS FORTE” que tem como candidato a prefeito, o atual gestor Eduardo Coutinho (PSB), foi realizado no último dia 11, arrastando uma grande multidão em carreatas e passeatas pelas ruas da cidade. O evento reuniu diversas autoridades locais e regionais   que apoiam a candidatura de Eduardo Coutinho, a exemplo dos deputados estaduais João Fernando Coutinho (PSB) e Clodoaldo Magalhães (PTB). Também estava presente a Dra. Carolina Magalhães, médica e candidata a vice-prefeita ao lado de João Bezerra (PSB) no município de Palmares. Todos prestigiaram o comício trazendo apoio e fortalecimento a campanha de Eduardo Coutinho.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

1ª Trilha Rompendo Lama



Apesar do lindo dia ensolarado, para os verdadeiros trilheiros e daqueles que gostam de lama, a 1ª Trilha Rompendo Lama, estreiou sua primeira edição com muitas emoções e adrenalina, já que lama foi o que não faltou! O evento aconteceu no último dia 5, deste mês e foi marcado pela presença de equipes locais e de outras de cidades circunvizinhas. 

De acordo com muitos participantes a 1ª Trilha Rompendo Lama, que já está no calendário oficial de trilhas, veio para torna-se umas das melhores trilhas da Mata Sul.
Segundo Darlan Alves, idealizador e organizador da trilha, juntamente com a Equipe Rompendo Lama: “o primeiro evento, sempre serve como pontapé inicial, para que os próximos sejam melhores e mais organizados.” falou.

O percurso marcado com trechos de muita lama foi feito pela zona rural da cidade, passando pelos engenhos Camurim, Alegrete e da Fazenda Santa Rita onde ficou o ponto de apoio. Durante todo o roteiro, os trilheiros puderem desfrutar das lindas paisagens da cidade e do seu clima agradável. 

A Equipe Rompendo Lama recepcionou os amigos trilheiros com muito churrasco, feijoada, queijo coalho, água de côco e muitas bebidas. A festa continuou no local de concentração com a participação de bandas locais.