quarta-feira, 30 de maio de 2012

População tem até o dia 1º de junho para tomar vacina contra a gripe


Gestantes, idosos, profissionais de categorias específicas da saúde e crianças com idade entre seis e 24 meses tem até o dia 1º de junho para se imunizar. A Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2012 foi prorrogada. No Recife, cerca de 249,5 mil indivíduos fazem parte desse perfil. A meta do Governo Federal é que 80% desse universo seja contemplado - cerca de 200 mil pessoas. Até o momento, de acordo com a Secretária de Saúde do Recife, 118 mil já foram beneficiadas.

As imunizações estão sendo feitas nas unidades da rede municipal de saúde, além dos supermercados Bompreço de Boa Viagem, nas avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, na Rua Padre Carapuceiro e dentro do Shopping Recife, e no Arruda, em frente ao Estádio José do Rego Maciel. As vacinas estão sendo aplicadas das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

A vacina não deve ser aplicada em pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave a ela em outras situações.

Fonte: Diário de PE

Governadores cobram desburocratização para socorrer atingidos por desastres


Os governadores dos estados mais atingidos por desastres naturais querem que o governo federal trabalhe na desburocratização das ações emergenciais para o socorro de vítimas. O assunto foi tratado hoje (28) durante o seminário “Desastres Naturais – Ações Emergenciais”, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que contou com a presença de cinco governadores e dois vice-governadores.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, defendeu a extensão do prazo de 180 dias para que as cidades permaneçam em situação de emergência, o que permite fazer obras com menos burocracia. “Não podemos limitar a emergência à 180 dias, é uma agressão ao bom senso, porque fica impossível dar uma resposta a tempo”.

O vice-governador do Alagoas, José Thomaz Nôno, também criticou a burocracia e defendeu a necessidade da prevenção. “No Nordeste, o ditado que diz que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar é uma falácia. As cheias, as enchentes e a seca são sempre no mesmo lugar. Se não procurarmos prevenir, não vamos conseguir remediar”.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, pediu que o governo estude a possibilidade de que os recursos federais que são repassados ao estado em situações de emergência possam ser realocados no orçamento estadual, quando o governo destina verbas de seu orçamento para as pessoas atingidas pelas cheias. Ele também destacou a falta de médicos especializados no estado.

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, a palavra-chave é bom senso. “Temos que fazer um regramento que realmente atenda a cada momento”. Também participaram do evento os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, admitiu que é preciso avançar em um novo marco legal para as ações emergenciais. Segundo ele, a ampliação do prazo de 180 dias já está sendo estudada pelos órgãos de controle. “Tem algumas intervenções, como a construção de casas, que não podem ser realizadas em 180 dias”.

Durante o evento, Bezerra anunciou que o governo deve anunciar até o fim de junho uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai reunir ações específicas para a prevenção de desastres naturais no país. Segundo ele, o PAC Prevenção vai definir de forma clara a responsabilidade de cada ministério nesse tipo de ação. As ações vão dar prioridade aos 276 municípios que são atingidos com maior frequência por alagamentos, com maior número de vítimas.

Da Agência Brasil


Especiais abordam o ensino do ponto de vista do professor


Numa iniciativa inédita, o Diario de Pernambuco vai abordar a educação do ponto de vista do professor – principal ferramenta da transmissão de ensino. O projeto enfoca a importância da formação profissional para o desenvolvimento do país. Foram percorridos mais de 15 mil quilômetros nos nove estados nordestinos, verificando in loco a realidade do professor da escola pública e como isto se reflete na aprendizagem do aluno. A nota do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 norteou a escolha das instituições de ensino. A equipe formada pelas repórteres Leianne Correia e Rosa Falcão, com o repórter fotográfico, Helder Tavares, visitou 18 escolas em 18 municípios. O resultado os leitores vão conferir em dois cadernos de reportagens publicados amanhã. 

Optamos pela menor e pela maior nota do Ideb de cada estado para investigarmos como o professor da melhor nota conseguiu tal desempenho do aluno e o que faltava ao professor de menor nota para mudar o resultado. A apresentação do caderno será um diferencial nos produtos com a marca Diario de Pernambuco. São 24 páginas, doze em cada caderno, com relatos e experiências que vão impressionar os leitores. 

“O projeto Contrutores do Futuro é um trabalho de raro fôlego jornalístico que oferece ao leitor um conteúdo exclusivo e diferenciado em múltiplas plataformas. Vale a pena conferir o resultado de 15 mil km de viagem pelo Nordesde na versão impressa, no hotsite  especial na web e o diário de bordo no iPad”, afirma a diretora de redação do Diario, Vera Ogando. 

No caderno com a menor nota, será apresentado o problema pelo qual passa a educação nordestina. As constatações são assustadoras. Se por um lado houve avanços na universalização do ensino público e na redução dos índices de analfabetismo, a região patina na qualidade da escola pública. O nó da questão é, de fato, a formação do professor. São alunos que passam do ensino médio e chegam às universidades com deficiências de aprendizado. 

Saem dos cursos de licenciatura e pedagogia despreparados para ensinar, sem prática de ensino e, o pior, repetindo conteúdos descolados da realidade do aluno. Conscientes das dificuldades e das carências do ensino público, os professores fazem o possível e o impossível para educar. Sabem que o país precisa quebrar este ciclo nefasto para conseguir o salto qualitativo da educação. O mais grave é o imobilismo pode comprometer uma geração, com sérios riscos de barrar o círculo virtuoso do crescimento econômico do Brasil.

No caderno com a maior nota, vamos indicar os caminhos e soluções para resolver o problema da qualificação do professor e, consequentemente, da educação. Especialistas ouvidos pela reportagem apontam o investimento na qualificação do professor como um dos caminhos para a melhoria do ensino público. Outro ponto crucial é a revisão da grade curricular dos cursos de licenciatura e pedagogia, além da melhoria salarial e, principalmente, o resgate da profissão. 

Países que apostaram na educação para crescer conseguiram dobrar seus indicadores econômicos. Na Coreia do Sul, por exemplo, na década de 1970, o país tinha um Produto Interno Bruto (PIB) que era a metade do Brasil. Hoje, quatro décadas depois, este índice é o dobro. O segredo do sucesso: investimento na formação do professor. 

No país asiático, o professor tem reconhecida a sua importância no desenvolvimento do país. Só para se ter uma ideia, eles são chamados de “construtores do futuro” – daí o batismo dos cadernos de reportagens. O tema é tratado de uma maneira uniforme, apresentando gráficos e infografias que reforçam os argumentos nas entrevistas e depoimentos. As imagens transportam o leitor aos locais que visitamos. Boa leitura.

Fonte: Diário de PE

Confira os detalhes do Enem. Inscrições vão até 15 de junho


Começaram na manhã desta segunda-feira (28), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo termina em 15 de junho e os interessados devem preencher o cadastro exclusivamente pela internet através do site do Enem 2012. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No último ano, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Em Pernambuco, as mudanças foram vistas com bons olhos entre os alunos. O preenchimento do formulário está sendo feito em até sete minutos. Segundo os colégios, o ganho de tempo possibilita que os alunos se concentrem no que realmente importa, os estudos para a prova.

A taxa de inscrição no Enem permanece ao custo de R$ 35. Os alunos que estiverem cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas têm isenção no pagamento - que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

A prova será feita durante o final de semana de novembro. No primeiro dia, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Fonte: Diário de PE


segunda-feira, 28 de maio de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga


 

Corrida começa hoje

Candidatos ao Enem já podem se inscrever para as provas que acontecem nos dias 3 e 4 de novembro



Brasília – A partir das 10h de hoje, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. 

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.

Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. Os estudantes terão acesso às redações corrigidas apenas para fins pedagógicos, não poderão recorrer da nota.

Saiba mais

 

  INSCRIÇÕES 

Início: Hoje, a partir das 10h

Término: 15/6 (sexta-feira), até 23h59

Prazo final para pagamento da inscrição: 20/6 (quarta-feira)

Valor: R$ 35

  PROVAS


O exame será aplicado em dois dias: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h.

- 1º dia: 3/11 (sábado), das 13h às 17h30
Conteúdo: ciências humanas e ciências da natureza;

- 2º dia: 4/11 (domingo), das 13h às 18h30
Conteúdo: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática

  RESULTADOS


Divulgação dos gabaritos: 7/11 (quarta-feira)

Divulgação do resultado final: 28/12 (sexta-feira)




Fonte: Diário de PE

Bradesco negocia compra do Santander no Brasil


O Bradesco está próximo de fechar a compra das operações do Santander no Brasil. O negócio para o banco espanhol, que já se desfez de operações no Chile e na Colômbia, passou a ser imperativo em razão do agravamento da crise bancária na Espanha, que tem exigido novos aportes de capital para fazer frente ao aumento da inadimplência. Procurado no sábado, o Bradesco não quis comentar a informação, e nenhum representante do Santander foi encontrado. Só neste domingo, os bancos negaram a operação. Se confirmada, a operação catapultaria o Bradesco da terceira para a primeira posição no ranking dos maiores bancos de varejo do Brasil, ultrapassando de uma só vez o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil (BB).
Pelos números de março, Bradesco e Santander, juntos, somariam R$ 1,2 trilhão em ativos e R$ 108,4 bilhões em patrimônio líquido, contra R$ 896,8 bilhões e R$ 72,5 bilhões, respectivamente, do Itaú Unibanco. Já o BB fechou seu balanço no primeiro trimestre com R$ 1 trilhão em ativos (por ora, é a única instituição latino-americana a atingir essa marca) e R$ 60 bilhões de patrimônio líquido.
A princípio, os controladores do Santander dizem não ter a intenção de deixar completamente suas operações no Brasil, que hoje responde por mais de 30% do resultado global do grupo. A primeira informação que circulou no mercado dava conta do interesse do Santander de abrir mão de uma fatia entre 30% e 40% do seu capital no Brasil. Considerando as estimativas feitas por alguns executivos sobre o valor do banco (entre R$ 100 bilhões e R$ 160 bilhões, neste caso incluindo o ágio pago na aquisição do antigo ABN Amro/Real), a transação poderia chegar a R$ 64 bilhões.
O Banco do Brasil estava entre os principais interessados e vinha negociando com a instituição espanhola. Mas as conversas esbarraram na falta de acordo sobre preço. Não se descarta no mercado a hipótese de o Bradesco, que é apontado até agora como a instituição com mais chances de fechar a negociação, abocanhar o controle total.
"Não vejo o Bradesco como minoritário no negócio. Antes de ser vendido para o Itaú, o Unibanco chegou a negociar com o Bradesco e a proposta colocada na mesa era uma administração compartilhada. O Bradesco não aceitou na época", disse um desses executivos a par das conversas.
Bradesco e Santander iniciaram negociações há pouco menos de oito meses, mas as conversas ganharam velocidade nos últimos dois meses. Uma das propostas é a troca de ações entre os bancos, que asseguraria ao Santander a liquidez almejada para capitalizar sua operação na matriz. Se confirmado, o negócio ainda terá que ser aprovado pelo governo. Comunicado sobre as negociações, o governo manifestou de início preocupação com o aumento de concentração de mercado. Mas o Banco Central já manifestou a alguns interlocutores o receio de que as dificuldades enfrentadas pelo Santander na Espanha possam contaminar as operações no Brasil. Por isso, não colocaria obstáculos a um eventual acordo.
Esta semana, as ações do BB caíram após rumores de que o banco estaria interessado em adquirir a participação no Santander. O interesse pela aquisição de 49% do banco espanhol, no entanto, teria sido vetada pela presidente Dilma Rousseff, segundo o Estado de S.Paulo. De acordo com o jornal, Dilma teria determinado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que suspendesse as conversações. A presidente teria visto no negócio o aumento da concentração do setor, num momento em que o governo, em sua cruzada pela redução dos juros bancários, busca uma maior concorrência entre os bancos.
Desde sua entrada no mercado brasileiro, em 1957, o Santander fez aquisições de bancos de médio porte. Em 1997, o Grupo Santander comprou o Banco Geral do Comércio, mudando o nome da instituição para Banco Santander Brasil. No ano seguinte, adquiriu o Banco Noroeste e, em 2000, o Meridional, com a subsidiária Banco Bozano, Simonsen.
Em 2007, o Santander Espanha participou de um consórcio com Royal Bank of Scotland e Fortis para comprar o controle do capital do ABN Amro, que controlava o Banco Real. A operação foi aprovada com ressalvas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No ano seguinte, um acordo com o Fortis deu ao Santander a administração do ABN Amro no Brasil. O Santander Espanha também assumiu o controle do Banco Real, quarto maior banco privado do país em ativos. E, em 2009, o Real foi incorporado ao Santander Brasil e extinto como pessoa jurídica. Segundo o site do Santander, a incorporação está pendente da aprovação do Banco Central do Brasil.
Da Agência O Globo

PPS reúne pré-candidatos no Recife


Os pós-socialistas já estão preparando seus candidatos para as eleições municipais deste ano. A executiva estadual do PPS está promovendo neste sábado um encontro para selar as alianças em Pernambuco, no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina. O encontro é destinado aos presidentes de diretórios municipais, pré-candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. A organização pretende reunir mais de 300 candidatos. Segundo informações de bastidores, o pré-candidato do partido no Recife, o ex-deputado Raul Jungmann, que conta com o apoio do PMN, será apresentado como um dos destaques da legenda no estado.

A presidente estadual do PPS, Débora Albuquerque, avalia que, além da troca de experiências entre políticos do partido, o encontro servirá como uma “oficina” aos pré-candidatos. “Vamos mostrar a posição do nosso partido em diversas regiões. Apresentar, também, os principais problemas numa campanha eleitoral. O que é, e ou que não é permitido dentro da legislação”, comentou.


O PPS, que é presidido nacionalmente pelo deputado federal de São Paulo, Roberto Freire, lançará este ano mais de 20 candidatos a prefeito em Pernambuco. Os números também são ousados para a composição de chapas como vice-prefeitos, aproximadamente em 30 cidades. Já para as casas legislativas municipais, a intenção do partido é lançar mais de 300 candidatos.


Entre os principais candidatos a prefeito pelo PPS que já confirmaram presença no evento estão o ex-deputado Raul Jungmann, no Recife, o vereador Sivaldo Albino, em Garanhuns, o empresário Vilmar Capellaro, em Petrolina, o vereador F. Macedo, em Itamaracá, o advogado Marlos Magalhães, em Arcoverde, o engenheiro Fábio Rogério, em Moreno e o radialista Robson Pinto, em Águas Belas.


“Uma de nossas prioridades é a candidatura de Raul Jungmann a prefeito do Recife. Mas estou certo de que a partir deste encontro, vamos começar a fechar as chapas para concorrer com nomes competitivos também em cerca de vinte cidades pernambucanas”, sinaliza Marcílio Domingues, secretário-geral do PPS em Pernambuco.

Fonte: Diário de PE

Betinho Gomes recebe apoio do PMDB


O PMDB oficializa hoje o apoio ao pré-candidato à Prefeitura do Cabo Betinho Gomes (PSDB). O evento acontecerá às 9h30 no esciritório político de Jarbas Vasconcelos. Atualmente o tucano já conta com o apoio do PR, PCdoB e PPS.
Entre os presentes no anúncio oficial, estarão o deputado federal Raul Henry e o presidente municipal do PMDB, Chico Amorim, nome que já foi apresentado pelo partido como alternativa para compor a vice na chapa majoritária liderada pelo deputado Betinho Gomes.
A oficialização do apoio do PMDB à sua pré-candidatura, segundo Betinho Gomes, é
muito importante por se tratar de uma grande legenda, com lideranças importantes nos âmbitos local e nacional como o senador Jarbas Vasconcelos e o deputado Raul Henry. "Aliado a isso, o partido é muito bem estruturado no Cabo de Santo Agostinho e será
fundamental para chegarmos à vitória nas eleições deste ano”, destacou o
tucano.

Com informações da Assessoria de Imprensa
Diário de PE

Transpetro suspende contrato do estaleiro

EAS tem até 30 de agosto para atender exigências, sob risco de perder encomendas de 16 navios petroleiros



Asaída da coreana Samsung Heavy Industries (SHI) da sociedade com o Estaleiro Atlântico Sul pode provocar muito mais estragos ao EAS, em Suape, e à nascente indústria naval pernambucana. O EAS tem que encontrar um parceiro tecnológico para substitutir os coreanos, até 30 de agosto próximo, sob risco de perder o contrato para construção de 16 dos 22 navios petroleiros encomendados pela Transpetro. Ontem, a Transpetro divulgou nota informado que estão suspensas a execução dos contratos com o EAS, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Companhia (Promef). 

Para fazer valer o contrato, o EAS terá que cumprir três exigências. Vai precisar encontrar um parceiro técnico com comprovada experiência na construção de navios, ter um plano de ação e um cronograma confiável e um projeto de engenharia que atenda às especificações técnicas contratuais. “Caso, ao final deste prazo (30 de agosto), o EAS não cumpra essas exigências, os contratos poderão ser rescindidos, mantida a possibilidade de aplicação de sanções previstas”, diz a nota. 

Com a suspensão, o Estaleiro Atlântico Sul deixa de receber recursos que seriam aportados para a construção dos navios. A Transpetro informou que não se responsabiliza por custos ocorridos nesse período. Confirmou que estão mantidas as contratações para construção de outros cinco navios, que aindam contam com a assistência tecnológica da Samsung.

A decisão da Transpetro foi tomada na última quarta-feira, dia 23, quando foi assinado com o EAS um aditivo ao contrato com a suspensão. “Eles não têm um parceiro técnico nem projeto. E sem isso não tem produtividade”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em entrevista a O Globo. “Sem competência não dá, nem para o estaleiro nem para nós. O que interessa não é brigar para acabar um navio. Temos que implantar uma indústria naval competitiva em nível mundial”, disse.

Os controladores do EAS, Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão, informaram que o aditivo contratual da suspensão da encomenda foi assinado de comum acordo entre as partes. A medida, afirmam, dará maior flexibilidade para buscar outro parceiro ou provedor de tecnologia. Segundo fontes, as conversas mais adiantadas seriam com o o grupo japonês Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI).

“Eu quero ter a garantia de que os navios serão entregues nos prazos previstos e com qualidade, e também que o estaleiro ganhe competitividade”, disse Machado. Segundo fontes do governo, Machado estaria com os dias contados à frente da Transpetro, justamente pela insatisfação da presidente Dilma Rousseff com o rumo das entregas dos navios. A retomada da indústria naval é ponto de honra do governo, como era na gestão Lula, emenda outra fonte.

Saída

A Samsung Heavy Industries (SHI) vendeu sua participação de 6% que detinha no Estaleiro Atlântico Sul, depois de rumores de que assumiria o controle acionário do EAS, com o apoio do governo federal. Também se cogitou que os coreanos assumiriam o controle operacional e aumentaria sua participação acionária. As outras sócias, Camargo Corrêa Naval e a Queiroz Galvão Participações e Concessões detém hoje 50% do empreendimento cada uma.

Saiba mais 

O EAS assinou em janeiro de 2007 o primeiro contrato com a Transpetro para construção de 10 navios Sezmax do Promef. No mês seguinte, começou a construção do estaleiro, em Suape. 

A Samsung entrou como parceira tecnológica em julho de 2007 e deixou a sociedade em março passado

Em 2008, o EAS assumiu contrato com a Transpetro para construir 5 petroleiros aframax, com a desistência do Estaleiro Rio Naval, vencedor da licitação.

Os outros contratos com a Transpetro para mais embarcações foram assinados em 2009

O navio João Cândido foi entregue na última sexta-feira à Transpetro

A segunda embarcação batizada de Zumbi dos Palmares tem previsão de entrega até o final deste ano

Encomendas da Transpetro

Promef 1:

10 navios Suezmax
5 navios Aframax    

Promef 2: 

4 Suezmax DP
3 Aframax DP


Fonte: Diário de PE

sexta-feira, 25 de maio de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga


100 Anos de Luiz Gonzaga

O governo de Pernambuco tornou 2012 o Ano Cultural Luiz Gonzaga, se vivo estaria completando no dia 13 de Dezembro 100 anos. Gonzagão como era conhecido foi um poeta safoneiro e um grande divulgador da cultura nordestina, ele cantou o nordeste como ninguém, falou dos seus costumes, tradições e sua linguagem peculiar. O blog Vivendo Água Preta à partir de hoje estará prestando também as devidas homenagens pelo centenário ao Rei do Baião! Postaremos histórias, curiosidades, letras musicais, vídeos e muito mais!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Após atraso de quase dois anos, estaleiro de PE entrega seu 1º navio

Custo foi de R$ 470 milhões e atraso causou prejuízo de R$ 170 milhões. Embarcação é a primeira de uma série de 22 encomendadas pela Petrobras.

João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)


Foram quase dois anos de atraso e um prejuízo de aproximadamente R$ 170 milhões, mas finalmente vai ser entregue, nesta sexta-feira (25), o primeiro navio construído no Estaleiro Atlântico Sul, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Prevista para ficar pronta em setembro de 2010, a embarcação foi inicialmente orçada em R$ 300 milhões - o atraso fez com que o custo passasse para R$ 470 milhões, aproximadamente. O Estaleiro Atlântico Sul vai arcar com o prejuízo. O João Cândido é o primeiro de uma série 22 de navios encomendados pela Petrobras, que devem ficar prontos até 2016.

Nesta quinta-feira (24), a imprensa foi convidada para conhecer o navio de perto, tendo como guia o comandante do petroleiro, Carlos Augusto Müller. "Tudo que há de mais moderno no mundo está instalado no João Cândido. Nós acompanhamos todo o processo. Esse é o nosso maior navio, com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo por viagem", explica o comandante.

Com 274 metros de extensão, a embarcação tem nove níveis internos, quatro acima do convés e quatro abaixo. "Temos uma tripulação de 25 pessoas. Logo depois da cerimônia de entrega, seguimos viagem", afirma o comandante. O João Cândido segue para a plataforma P38, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma viagem que deve durar dois dias e meio. Lá, permanece de dois a três dias sendo carregado, para seguir então para São Sebastião, em São Paulo, onde vai abastecer as refinarias do estado.

O navio conta com refeitório, um pequeno auditório, sala de administração, de reuniões e do capitão, além de todo o maquinário moderno no casario. "Devemos começar a fazer viagens internacionais muito em breve. O João Cândido pode dar a volta ao mundo, ele foi feito para isso", explica o comandante. A embarcação é do tipo Suezmax, ou seja, tem o tamanho máximo para passar no canal de Suez, entre a Europa, Ásia e África.

Atraso
O navio começou a ser construído em setembro de 2008. Em maio de 2010, ele foi lançado ao mar, etapa que antecede os acabamentos e testes finais, inclusive o de mar. Na ocasião, a previsão é de que o navio fosse ser entregue em setembro de 2010. "Começar a construir um navio junto com a construção do estaleiro é algo complexo. Os adiamentos fazem parte, temos que ver as condições climáticas, falta de matéria prima", diz o diretor de comissionamento do EAS, Paulo Sergio Cardoso.

O João Cândido passou cinco dias navegando durante as 24 horas de cada dia, testando o motor, sistemas de navegação, entre outros itens. "Os testes foram exceletentes, confirmaram que está tudo funcionando e que o navio está pronto para operar. Por isso, está sendo entregue", detalha Paulo Sergio. Como foi o primeiro da série de dez, o navio teve também testes adicionais para poder ser certificado pelo American Bureau of Ship (ABS), um dos principais certificadores do mundo. "Os próximos navios já não vão precisar passar por alguns dos testes que tivemos de fazer neste", esclarece o diretor.

O próximo navio petroleiro, Zumbi dos Palmares, deverá ser entregue à Transpetro até o final de 2012, se não houver novos atrasos. "Aprendemos muito com o João Cândido. A sequência de fabricação e de testes pode ser alterada para otimizar a produção inclusive", acrescenta Paulo Sergio.


Fonte: G1 PE





ANUNCIE O SEU EVENTO


E deu em pizza! Vamos rir!!! kkkkkkkkk


Bandas locais beneficiadas

Agora é lei - número 14.672, para ser preciso. “Em todo evento musical de médio e grande portes realizado em Pernambuco, com participação de artistas nacionais ou internacionais e com previsão de público superior a cinco mil pessoas, é obrigatória a contratação de, no mínimo, uma banda pernambucana”. A lei, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Eduardo Campos , foi publicada ontem e já está valendo. 


Fonte: Diário de PE/Viver

Inpiração na arte de Luiz Gonzaga

Torre Malakoff recebe obras em vários suportes que lembram canções do sanfoneiro


Não restam dúvidas de que o grande homenageado do ano, em Pernambuco, é o sanfoneiro Luiz Gonzaga. Diante de tantas comemorações pelo centenário do Rei do Baião, as suas composições se fazem tão presentes como quando ele estava vivo, voltando a cair na boca do povo. Para atribuir novas interpretações para essas letras, o projeto Coisas que aprendi nos discos abre hoje, às 19h, na Torre Malakoff, armou uma exposição que explora a poética de Luiz Gonzaga através de imagens. 


Doze artistas fazem parte da mostra, que conta com obras de diferentes estilos, entre fotografias, xilogravuras, animação 3D, grafite, escultura e pintura. Os trabalhos são de autoria de Abelardo da Hora, Alcir Lacerda, André Soares, Coletivo Caldo de Cana 1 Real, Derlon, Elizangela das Palafitas, João Lin, Jota Borges, Leopoldo Nóbrega, Marcelo Mario de Melo, Ricardo Brasileiro e Ricardo Ruiz. Como inspiração, os artistas adotaram algumas músicas do Mestre Lua para servir de tema para suas criações, como a canção Triste partida, que foi usada como referência para o desenvolvimento de uma vídeoinstalação do artista plástico e estilista Leonardo Nóbrega. 



A exposição irá ocupar toda a Torre Malakoff, que fica à Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, e oferece oito ambientes diferentes para abranger diferentes momentos da carreira de Gonzaga. O programa Coisas que aprendi nos discos é um projeto educativo anual do espaço, que é um equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe. A exposição fica em cartaz até 5 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; no domingo, o local fica aberto entre 15h e 21h.

Fonte: Diário de PE/Viver

Pernambuco comemora na sexta-feira o Dia da Liberdade do Imposto


O brasileiro passa 152 dias (cinco meses) trabalhando para pagar os impostos referentes ao ano inteiro, carga tributária bastante elevada se comparada à média do salário nacional. Pensando em garantir maior transparência na cobrança de impostos, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, promove a primeira edição do Dia da Liberdade do Imposto em Pernambuco, comemorado nesta sexta-feira (25). 

“Até o mês de maio a população brasileira trabalha para pagar impostos e é só a partir deste mês que trabalhamos e ganhamos o salário para uso próprio”, pontuou Leonardo Barbosa, curador do projeto e conselheiro da Confederação Nacional do Jovem Empresário. “Portanto é necessário comemorarmos e ainda reivindicarmos por uma cobrança de impostos mais justa”, acrescentou Barbosa, que participará de ato simbólico no Impostômetro.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também aderiu à campanha e vai participar com 29 estabelecimentos oferecendo pratos sem impostos, o que pode reduzir até 50% do valor total cobrado. A ação, ressalta o curador do projeto, é uma forma de conscientizar a população sobre a cobrança de impostos em demasia.

O Dia Nacional da Liberdade de Impostos é também conhecido como Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e é lembrado em 16 estados do país, sendo esta a primeira edição em Pernambuco. 

O Dia da Liberdade de Impostos em Pernambuco é uma realização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação de Jovens Empresários (Aje), Associação Comercial de Pernambuco (ACP), com apoio da Faculdade Maurício de Nassau, Movimento Pro Criança, Instituto Millenium e Movimento Brasil Eficiente.

Com informações da assessoria do grupo Ser Educacional

Dia do café

Hoje é Dia Nacional do Café, a bebida mais consumida pelos brasileiros depois da água, e um dos produtos mais exportado pelo país. No Recife, a São Braz comemora: saiu da oitava para sexta torrefação do país. A marca criada na Paraíba, possui tecnologia própria para blendar o café, de acordo com cada tipo de grão. 

Fonte: Blog Diário Econômico

O mapa das minas


O vasto território brasileiro e a diversificada formação geológica escondem boas surpresas. Como as jazidas de ouro na região de Currais Novos (RN). Embora fosse conhecida desde 1920, e explorada até pouco tempo, parecia antieconômica e foi abandonada depois de passar por vários proprietários, inclusive o já lendário Eike Batista.
Novos estudos, porém, despertaram o interesse da empresa australiana Crusader que adquiriu os direitos à exploração. A empresa, uma das maiores do mundo no setor, vai investir R$ 400 milhões no negócio, segundo informa a repórter Vanessa Dezem, do jornal Valor. É ótimo negócio. A estimativa é a de que nos próximos dez anos a Crusader vai retirar 50 toneladas de ouro, cerca de R$ 460 milhões, com o grama do metal cotado a U$ 500 ou R$ 1 mil. 
Outras surpresas também podem surgir no subsolo pernambucano. Há um ano, a Associação dos Geólogos de Pernambuco elaborou diagnóstico sobre o setor de geologia e mineração e descobriu que há fortes indícios de que as reservas de titânio, em Floresta, podem chegar a dimensão maior de tudo o que aconteceu até hoje na nossa economia. Coisa parecida pode acontecer com as jazidas de ferro. As pesquisas apontam para extraordinário potencial juntamente com a ocorrência do níquel nas zonas da Mata Norte e do Agreste.

Fonte: Diário de PE
Blog Diário Econômico

Ayres Britto quer julgamento do mensalão em junho ou agosto


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, preparou dois cronogramas para o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. No primeiro cenário, o início é previsto para junho, e na segunda opção, o julgamento começa em agosto.

Na primeira simulação, o julgamento começa no dia 4 de junho e termina no dia 22 de agosto, com oito semanas e 105 horas de duração. O recesso de julho é respeitado, mas os ministros têm que trabalhar no feriado de Corpus Christi.

Na segunda hipótese, o julgamento começa no dia 6 de agosto e termina no dia 20 de setembro, totalizando sete semanas. Essa versão prejudica a participação do ministro Cezar Peluso, que tem que se aposentar compulsoriamente até o dia 3 de setembro.

Nos dois cenários, as sessões ocorrem às segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, com 5 horas de duração no período da tarde. Essa disposição de dias foi sugerida ontem pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que sofre de problemas na coluna e não consegue ficar sentado por muitas horas.

O gabinete do presidente, responsável pelo estudo, ressalta que as simulações têm caráter informal, já que a data oficial só pode ser marcada pelo revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski.

Da Agência Brasil

Caranava do Nordeste contra o Trabalho Infantil chega em Pernambuco


O Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe) lança hoje a etapa Pernambuco da Caranava do Nordeste contra o Trabalho Infantil. O evento acontece esta manhã na Assembleia Legislativa para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de criação de mecanismos para enfrentar o problema. Somente em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 encontram-se em situação de vulnerabilidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A audiência pública pretende reforçar a importância do cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, aprovado no ano passado, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Na ocasião também, em parceria com os Correios, será lançado selo comemorativo à iniciativa.
Dentro do calendário da Caravana, ainda estão previstos seminários regionais e atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais.
Programação da Caravana em Pernambuco

24 de maio - Recife
9h - Audiência pública para o lançamento da Etapa Pernambuco da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil
Local: Asssembleia Legislativa de Pernambuco - Auditório do Anexo 1 - 6º andar - Recife/PE

28 de maio - Salgueiro
8h às 13h - Seminário  e atividades educativas
Local: Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - BR-232 - km 508 - Zona Rural - Salgueiro-PE

29 de maio - Garanhuns
8h às 13h - Seminário e atividades educativas
Local:  Autarquia de Ensino de Garanhuns (AESGA) - Av Caruaru, 508 - Bairro São José - Garanhuns-PE

30 de maio - Goiana
8h às 13h - Seminário e atividades educativas
Local: Cine Polyteama - Av Marechal Deodoro da Fonseca, s/n - Centro - Goiana-PE

31 de maio - Recife
Audiência com o Governo do Estado de Pernambuco

Fonte: Diário de PE

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agricultores ocupam prédio da Sudene


Ao menos 4 mil agricultores e familiares oriundos de várias regiões do estado ocupam, desde as 9h desta quarta-feira (23), o prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no bairro da Várzea. De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE), organizadora da ação, o objetivo da concentração é pressionar o novo superintendente do órgão, Luiz Gonzaga Paes Landim, empossado recentemente, a adotar medidas emergenciais e estruturadoras de combate à seca que castiga grande parte dos municípios pernambucanos. Até agora, segundo governo do estado, aproximadamente 90 cidades decretaram esManifestação tem o objetivo de pressionar o novo superintendente da autarquia a adotar medidas emergenciais de combate à seca. Imagem: Júlio Jacobina/DP/D.A Presstado de emergência em função da longa estiagem. 


O coordenador geral da Fretaf-PE e do movimento, João Santos, informou que a pauta de reinvidicações da federação contém cerca de 25 itens, nas seguintes área: infraestrutura hídrica, créditos emergencial para o campo e fundiário, segurança alimentar, habitação rural, acesso à terra e regularização fundiária. O leque de pleitos também traz cobranças exclusivas para atender os agricultores da Zona da Mata pernambucana. A assessoria de comunicação da Fetraf-PE informou que neste momento, após a realização de uma assembleia geral no prédio da Sudene, a coordenação do movimento está reunida com representantes da Sudene, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF) e governo estado discutindo soluções para o problema. O coordenador da Fetraf-PE não confirmou a participação de outras federações ligadas ao campo no protesto. Mais informações sobre protesto em instantes.

Leilão da Usina Catende foi adiado para o dia 13 de junho


novela da falência da Usina Catende deve demorar um pouco mais para chegar ao fim. É que o leilão do parque industrial da usina, que seria realizado no próximo dia 30, foi adiado para o dia 13 de junho. A decisão foi tomada pelo juiz Sílvio Romero Beltrão, da 18ª Vara.

Há 18 anos que os trabalhadores da usina lutam para manter o funcionamento de Catende e solucionar as pendências da massa falida. A Justiça determinou que o parque industrial da usina deve ir a leilão pelo preço mínimo de R$ 100,7 milhões, tendo como leiloeiro o Banco do Brasil. 

Hoje com menos de 30 trabalhadores, Catende empregou até o ano passado 4,5 mil pessoas – que foram sendo dispensadas e indenizadas. 

Em março, quando determinou o primeiro prazo para o leilão, o juiz Sílvio Romero explicou que desde que assumiu a 18ª Vara “vem se empenhando para finalizar o processo de falência da Usina Catende”. Ele ressaltou que o caso mereceu uma citação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que em inspeção no ano de 2010 determinou celeridade em vários processos antigos – entre eles o da usina.

“Tarde ou cedo isso teria que acontecer: a venda da usina para pagamento dos credores. Segui o que determina a lei. Nunca encerraria o processo de Catende se não vendesse. Desde 2009 retomei os procedimentos necessários, com relação do quadro geral de credores e valores devidos, classificados por ordem de pagamentos”, explicou na época, acrescentando que o leilão é uma das últimas etapas para o encerramento do processo de falência.


Fonte: Diário de PE

Pesquisa básica para quem vai aproveitar o IPI

Novo Uno
















Se você já estava pensando em trocar de carro e vai aproveitar a redução do IPI, então é melhor dar uma boa pesquisada. As montadoras começaram a divulgar novas tabelas com os preços dos carros. Vou colocar aqui alguns exemplos:
Ford
Novo Ka 1.0 Flex 2012/2013………………………..entre R$ 21.240 e R$ 24.400
Fiesta Rocan Hatch 1.0 Flex 2012………………….R$ 24.800
Courier 1.6 2012……………………………………….entre R$ 31.950 e R$ 40.420
Ecosport XL 1.6 Flex 2012……………………………entre R$ 45.100 e R$ 48.190
Novo Focus GL 1.6 Hatch Flex……………………….entre R$ 49.110 e R$ 51.900
Fiat
Mille Fire Economy 1.0 Flex 2p……………………..R$ 21.360
Novo Uno Vivace 1.0 Evo Flex 2p…………………..R$ 24.110
Novo Uno Economy 1.4 Evo Flex 2p……………….R$ 26.360
Palio Fire Economy 1.0 Flex 2p…………………..R$ 23.290
Novo Palio Attractive 1.0 Evo Flex 4p………….R$ 28.440
Novo Idea Attractive 1.4 Flex 4p………………….R$ 42.370
Renault
Clio 1.0 16V Hi-Flex 2p…………………………….R$ 23.760
Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex……………R$ 28.720
Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex………………..R$ 40.270
Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex………………R$ 25.780
Symbol Expression 1.6 16V Hi-Flex………………R$ 37.310
Duster 1.6 16V Hi-Flex………………………………..R$ 48.170
Chevrolet
Celta 1.0 LS 2p……………………………………..entre R$ 24.049 e R$ 27.025
Prisma 1.4 LT 4p…………………………………..entre R$ 29.342 e R$ 33.743
Corsa 1.4 Hatch 4p MAXX……………entre R$ 29.418 e R$ 32.206
Agile 1.4 LT 4p………………………..entre R$ 34.500 e R$ 39.159
Meriva 1.4 4p MAXX………………….R$ 42.309
Peugeot
207 hatch XR 1.4 3p Flex (2011 a 2013)…………………a partir de R$ 29.990
L207 hatch 5p, SW e Sedan (2011 e 2012)…………….a partir de R$ 29.990
408……………………………………………………………a partir de R$ 53.500
Nissan
March 1.0 Flex MT…………………….entre R$ 24.990 e R$ 28.790
Livina 1.6 Flex MT……………………..R$ 42.590
Gran Livina 1.8 S Flex MT……………..R$ 51.990
Tiida 1.8 S Flex MT……………………….R$ 46.390
Sentra 2.0 Flex MT……………………….entre R$ 48.790 e R$ 48.890
Renault Sandero Stepway

















Fonte: Diário de PE

Ficha Limpa para cargos comissionados do serviço público avança


Brasília - A Lei da Ficha Limpa está mais perto de valer também para as pessoas que ocupam cargo de confiança ou função comissionada no serviço público. Um proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada hoje (23) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado pretende estender a esse tipo de funcionário o rigor da nova lei.
Com isso, aqueles que forem considerados inelegíveis pela nova lei, também passam a ser considerados impedidos de assumir cargos em confiança. A PEC do senador Pedro Taques (PDT-MT) parte do princípio de que, nesses cargos, deve haver o mesmo princípio de moralidade exigido para quem pretende assumir cargos eletivos.
Da mesma forma, o relator da matéria, senador Eunício Oliveria (PMDB-CE), considerou que a emenda “representa importante passo para garantir a ética, a probidade e a moralidade no âmbito da administração pública nos níveis federal, estadual e municipal”. Para ele, o princípio de inocência, assim como na legislação eleitoral, pode ser relativizado nesses casos em prol do interesse público.
A PEC foi considerada constitucional no Senado, mas ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Da Agência Brasil